Pesquisa Supimpa

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

5º ERPGA - Recorde!!!


E mais uma vez todas as expectativas foram superadas, surpresas agradáveis nos trouxeram alegria num final de semana recheado de atrações e diversão. Saiba agora como foi a 5ª edição do ERPGA, o Encontro de RPG de Araraquara!


Uma vez mais Araraquara provou ser a Morada do RPG. Os dias 13 e 14 de novembro de 2010 entraram para a história de nossa cidade com a realização da 5ª edição do ERPGA. Cerca de 1300 pessoas compareceram ao SESC e puderam passar horas agradáveis e divertidas, desfrutando das mais variadas atrações.
O evento novamente quebrou seu próprio recorde. Foram 1300 pessoas tanto de Araraquara, quanto de diversas cidades da região. Foram ao todo 27 cidades com participantes registrados, além de muitas outras cujos visitantes esqueceram de anotar a cidade de origem ou simplesmente não quiseram participar do festejado sorteio de brindes e não preencheram seus cupons.
O grande aumento de público, que vem gradativamente crescendo ano após ano, foi uma agradável surpresa para a organização, cuja expectativa foi novamente superada. Nem mesmo a concorrência com vestibulares, entre eles o da UNESP, ou a realização de diversos outros eventos pela região, foram capazes de tirar o brilho do ERPGA. O evento mais uma vez provou sua força e Araraquara só tem a ganhar com isso. E além da quantidade assombrosa de pessoas que participaram do encontro, outras surpresas igualmente agradáveis deram um gosto especial a este final de semana.

RENOVAÇÃO

Uma das surpresas ficou por conta dos jogadores iniciantes. Eram centenas de adolescentes dispostos a conhecer o fantástico mundo dos jogos interpretativos, bem como os card games, board games, etc. Tivemos mesas compostas unicamente por pessoas que nunca sequer tinham ouvido falar de RPG, pessoas estas que já se tornaram fãs de carteirinha do hobby. E, contrariando todas as estatísticas, a participação das meninas igualou (ou mesmo superou) as dos meninos no evento. Garotas, que antigamente costumavam ser figuras raras em eventos de RPG, tomaram conta da área de convivência do Sesc, seja jogando nas mesas ou participando de outras atividades (inclusive das lutas com o pessoal da Gladius). As meninas que antigamente iam aos eventos apenas para acompanharem seus namorados, desta vez foram por conta própria e conquistaram seu espaço.
Assim, com sangue novo, o nosso hobby favorito vai seguindo adiante, cada vez mais forte, provando uma vez mais aos alarmistas de plantão que o RPG não vai morrer, pelo menos não enquanto houver jogadores e pessoas interessadas em difundir o hobby. E pessoas assim havia de sobra no evento, incluindo algumas famosas.

CELEBRIDADES

Mais uma surpresa agradável para organização e público, o encontro contou com a presença de pessoas ilustres do meio. São eles:

Roj Ventura e Leo Andrade

Os autores do OPERA RPG e, respectivamente, do livro-jogo claustrofóbico Trancado Por Dentro e do cenário de campanha Terras de Shiang, deram as caras por aqui, distribuindo autógrafos, esbanjando simpatia e comandando atrações de peso.
Tivemos a excelente palestra de Leo Andrade sobre as diferentes influências culturais e suas conseqüências no grupo de jogo, discutindo os problemas enfrentados por mestres e jogadores ao lidarem com suas diferenças e apontando caminhos a seguir para manter a coesão do grupo. Além de dar dicas e divertir, a palestra teve também a já tradicional “camiseta da conversão” uma atração à parte que não revelaremos aqui (se você perdeu a palestra, azar. Espere pelo próximo evento para descobrir do que se trata a camiseta da conversão).
Tivemos também mesas de jogo especiais comandadas pelos “observadores” como você pode ver mais abaixo.

Marcelo Frossard Paschoalin

O Autor de Anel Elemental, O Legado, 1887, sob o sol do Novo México e do recém lançado A Última Dama do Fogo (aguarde resenha aqui em breve), entre outros, também nos prestigiou. Marcelo ministrou um workshop mostrando os caminhos da mesa de jogo às prateleiras das livrarias. Jogadores, mestres e curiosos de plantão receberam dicas de como transformas suas estórias e aventuras jogadas em livros e aprenderam com as experiências do autor como fazer para, a partir da mesa de jogo, realizar o sonho de se tornar um escritor profissional.
Marcelo também distribuiu autógrafos pelo evento, além de trazer em primeira mão seu mais novo livro para a alegria dos fãs.

Sérgio Alberto Ramos Júnior

Palestrante aclamado no 2º ERPGA, Sérgio retornou este ano a pedido dos fãs para mais uma brilhante palestra. Desta vez o tema abordado foi o lado pedagógico do nosso hobby. Sérgio conduziu um bate papo descontraído com a platéia, mostrando os diversos caminhos para se usar o RPG como ferramenta para o ensino de história. E, como já era de se esperar, o convidado foi mais uma vez aclamado pelo público.



Caires Pezzoni - Mestre Huya

O carismático Coringa do ERPGA, Caires conquistou uma legião de fãs ao conduzir de forma magistral o concurso de cosplay do evento. Esbanjando bom humor e simpatia, Caires regeu os cosplayers como um grande maestro, deixando-os à vontade para demonstrarem seus talentos em apresentações que divertiram e emocionaram o público. Verdadeiro show man, o criador do excelente blog e podcast Crônicas da Falha Crítica roubou a cena diversas vezes, encantando e divertindo a platéia.





Podcasters

Além do líder da impagável turma do Crônicas da Falha Crítica, tivemos a presença da equipe do sempre polêmico IRPGCast (Roj, Gelatto, Shoran). Também estavam no evento Mestre Küll e Beto, o gordo, do divertido Critical Cast e também de Yvar do já tradicional Vozes da Terceira Terra.

ATRAÇÕES A RODO

A 5ª edição do ERPGA também foi marcada pela grande quantidade de atrações. Como já é costume, havia atividades para agradar todos os tipos de pessoas. Entre elas tivemos:

Workshops

Novamente a organização apostou nos iniciantes e uma vez mais provou estar com a razão. A enorme quantidade de jogadores novatos encontrou espaço no evento. Não apenas o bom e velho RPG estava disponível aos neófitos, mas também diversos card games e board games, além, dos divertidíssimos jogos de dados. Spell Fire, o tataravô do Magic The Gathering, ressurgiu das cinzas, conquistando novos adeptos e emocionando os saudosistas. Munchkin, como sempre, fez a alegria de velhos e novos apelões. Descobridores de Catan e Carcassone dominaram a área de tabuleiros mostrando aos visitantes que o mundo dos board games não se limita a Banco Imobiliário e War. Cthulhu Dice e Zombie Dice foram as grandes novidades, mostrando a todos que um simples jogo de dados pode proporcionar horas de diversão.
Dezenas de pessoas participaram dos workshops e descobriram novas formas de entretenimento até então impensáveis para elas. Assim uma nova geração de jogadores foi criada, dando força aos nossos hobbies e ao mercado de jogos.

Stands
Quem não estava a fim de jogar ou estava sem tempo e deu apenas uma passada rápida pelo evento pode levar para casa algum souvenir para lembrar por anos deste fim de semana inigualável. Nossos patrocinadores levaram ao evento diversos produtos para aplacar os desejos consumistas dos visitantes. A loja Parancini trouxe uma infinidade de livros, além de dados, board games e card games (incluindo os jogos disponíveis nos workshops), camisetas, chaveiros, pelúcias e muitos outros produtos. Genzai e Cosperfect abasteceram os fãs de animes e mangás com touquinhas, camisetas, bandanas, miniaturas, pelúcias, chaveiros, botons, mochilas, canecas e todo tipo de produto relacionado à cultura otaku. Já a White & Nerd Games fez a alegria dos jogadores de Magic e outros card games, oferecendo cards, protetores, moedas, marcadores e diversos outros apetrechos para aprimorar os duelos. A Tribos Rock Shop também estava presente, oferecendo camisetas, munhequeiras, botons, miniaturas, e tudo ligado à bandas favoritas dos visitantes. Também tivemos o stand da OcêVê, divulgando seu projeto, e o sebo de livros usados, onde as pessoas podiam encontrar raridades fora de catálogo ou desfazer de seu livro já aposentado. Mas não era só isso, pois, como nem só de RPG vivem os nerds, era possível passar o tempo de forma agradável jogando os mais modernos...




Video Games

A World Game também montou seu stand no evento, disponibilizando os mais diversos jogos eletrônicos ao público. Jogos de luta como o disputadíssimo Naruto, ou Street Fighter, fizeram a alegria dos jogadores, que passaram horas se divertindo com o joystick na mão. O público pode experimentar em primeira mão muitos jogos recém lançados e ficar por dentro de todas as novidades do mercado de jogos eletrônicos.
E aqueles que cansavam as mãos, mas não conseguiam desgrudar os olhos da TV, podiam desfrutar da nossa...

Exibição de Animes

Uma sala especial foi preparada com projetor e todo conforto para quem desejasse curtir uma animação. O público delirou assistindo ao recente sucesso nipônico High School of the Dead e curtiu desenhos variados, escolhidos a dedo para entreter todas as idades. Foram exibidos animes mais brandos como Dragon Ball, bem como aqueles com temática mais adulta, como Ninja Ressurection e Blade of the Imortal. Opções não faltavam e, como se não bastasse, alguns intervalos foram feitos para dar espaço às...

Palestras

Como mencionado antes, nossos convidados abrilhantaram o evento não apenas com sua presença, como também com excelentes palestras. Tivemos Leo Andrade da Confraria dos Observadores falando das diferenças entre jogadores e dando dicas de como gerenciar essas diferenças. Marcelo Paschoalin trouxe sua mais nova publicação, A Última Dama do Fogo, e discorreu sobre os caminhos para sair da mesa de jogo e chegar às prateleiras das livrarias. E Sérgio Alberto Ramos Júnior deu as dicas para o uso pedagógico do RPG como ferramenta auxiliar no ensino de História.
E, para fechar com chave de ouro a programação da sala de exibição, tivemos em primeira mão a estréia mundial de...

Papai Rock’n’Roll

A oficina de Video OcêVê montou seu stand no evento para divulgar seus trabalhos e nos prestigiou com a premiere exclusiva de lançamento de sua mais nova criação, a web série Papai Rock’n’Roll. A sala de exibição lotou durante a exibição das confusões da república mais divertida da cidade. Filmada em nossa cidade, a série veio abrir as portas para o surgimento de uma nova geração de cineastas.
E se novos talentos forem precisos para expandir a série, seu sucesso estará garantido, pois talento não faltou durante o...

Campeonato de Cosplay

Magistralmente conduzido por Caires Pezzoni, vulgo Mestre Huya, o concurso de Cosplay divertiu e emocionou a platéia. Fantasias belas e caprichadas deixaram todos encantados durante o desfile que foi seguido pelas apresentações solo e em grupo. Tivemos contadores de piadas, paródias de personagens famosos, interpretação e até encenação de um show ao vivo. Durante os intervalos, onde os juízes escolhiam os vencedores, Caires divertia a platéia com seu carisma e convidava os cosplayers a mostrarem seus outros talentos. Então tivemos imitações, circo de bizarrices e músicas cantadas ao vivo pelos participantes. E, como a música está nas veias dos cosplayers e rpgistas, no domingo o palco do concurso foi tomado pela banda...

Mega Driver

A banda Brasileira dedicada a criação de versões heavy-metal dos temas dos maiores clássicos dos vídeo games, a oficial criadora do estilo GAME METAL empolgou a platéia na tarde do segundo dia do evento. Conquistando o público com seu talento, os músicos tocaram diversos clássicos enquanto um telão ao fundo exibia os jogos e matava a saudade dos gamers. O som contagiante chegou a todos os espaços do evento e deu um clima especial às...

Mesas de RPG

Como não poderia deixar de ser, muitas mesas foram abertas, com uma grande variedade de aventuras, temas e sistemas. Veteranos e novatos puderam rolar seus dados e caprichar na interpretação, não faltaram mestres para divertir os jogadores. O destaque deste evento foi a participação da Confraria dos Observadores que conquistaram o público com os...



Desafios OPERA RPG

O Desafio One Piece colocou jogadores a bordo dos navios de Ruffy e Buggy. Duas mesas lotadas representavam cada qual um navio e sua respectiva tripulação. Ambas as naus partiram em busca do tesouro do rei dos piratas, enfrentando perigos abissais até que as duas embarcações se encontraram e batalharam entre si. No final a vitória ficou com o pirata Buggy e seus marujos.
Já a Transformers Wars surpreendeu os jogadores. Duas mesas guerreavam entre si, uma composta apenas por Autobots e outra por Decpticons, em busca da AllSpark, artefato cúbico perdido no universo. AllSpark, porém, era protegida por uma agência governamental secreta que os jogadores nem desconfiavam tratar-se de uma terceira mesa, onde os jogadores interpretavam agentes da MIB loucos para espancar alguns alienígenas e acabar com a escória do universo. Pouco a pouco os segredos foram sendo revelados, até que os personagens das três mesas se reuniram numa batalha épica que culminou com a vitória dos Decepticons. Destaque para a mesa de MIB, onde os jogadores se desesperaram ao descobrir que os alienígenas que teriam de enfrentar eram transformers.
Ainda tivemos também Rebeldia sobre rodas, aventura urbana mestrada no sábado pelo criador do OPERA, Roj Ventura, onde os jogadores se divertiram fazendo as mais radicais manobras em suas motos turbinadas, além de ter o privilégio de jogar com um dos criadores do sistema.
E se os participantes procuraram desafio, ele não faltou, já que tivemos diversos campeonatos de...

Magic The Gathering

O card game preferido dos duelistas marcou presença mais uma vez. Dezenas de jogadores se reuniram para testar a força de seus decks e de suas estratégias. Coordenados pela White & Nerd Games, os torneiros de Magic foram sucesso garantido.
E, como nem só de Magic vivem os “cardíacos”, obviamente tivemos o já tradicional campeonato de...



Munchkin

O divertido jogo da Steve Jackson Games reuniu dezenas de pessoas, tanto no campeonato, quanto nos workshops. Baterias disputadíssimas contaram com a presença de jogadores experientes. Ao final, Fred Negrini, ex-organizador do ERPGA sagrou-se campeão e levou o troféu. Uma vitória merecida, tanto pela atuação no campeonato, quanto pela brilhante coordenação de mais uma atração de peso, o...

Nerd Quiz

Fred conduziu o emocionante e disputado jogo de perguntas e respostas que testou os conhecimentos dos participantes. A sala de exibição cedeu espaço para a atividade e ficou abarrotada de jogadores que durante quase duas horas responderam perguntas de variados temas, de história e geografia, a física, passando por filmes, quadrinhos e tudo mais que o público e nós adoramos. No final descobrimos quem eram as pessoas mais nerds do evento, que levaram, felizes, os prêmios.
E mantendo o espírito, no final do segundo dia tivemos outro quiz, a...

Gincana Harry Potter

Os jogadores exigiram e esta atração tão querida retornou à nossa programação. Divididos entre as quatro casas de Hogwarts, os “bruxos” testaram seus conhecimentos na saga da escritora J. K. Rowling, além de usarem todo seu talento nos desafios de criatividade. Encerrando a gincana, tivemos o divertido duelo de magias, onde os participantes expunham ao limite sua destreza, memória e coordenação motora. Por fim, a equipe Corvinal venceu o desafio e levou a taça das casas.
E os duelos não se limitaram à magia, pois também tivemos a presença da...

Gladius Swordplay

Como “espada e magia” é um dos temas favoritos dos rpgistas, os duelos de espada foram garantidos pela equipe da Gladius Swordplay que mais uma vez nos prestigiou e apoiou. Trazendo seu arsenal para o evento, a Gladius não apenas deixou os participantes duelarem com as espadas de espuma, como também deu verdadeiras lições de esgrima e estratégia. Pessoas de todas as idades participaram das lutas, mostrando que a atividade física também faz parte da rotina do rpgista.

O infinito e além...

Como a criatividade é o forte dos rpgistas, muitas outras atividades rolaram durante o evento. Então, no final do segundo dia veio um dos momentos mais aguardados por todos: o sorteio dos brindes.
Livros, camisetas, chapéus, pôsteres, e muito mais, gentilmente cedidos por nossos organizadores e patrocinadores foram sorteados para os participantes. Vimos com alegria jogadores iniciantes saírem felizes levando para casa seu primeiro livro de RPG. Outros conseguiram a tão cobiçada camiseta do evento, garantindo a lembrança dos dois dias mais divertidos do ano. Os corações paravam a cada cupom retirado da urna, foi emoção a cada instante.

Enfim, com o ocaso do astro-rei, veio o final de mais um evento. Terminamos esta 5ª edição com a certeza de termos atingido nossa meta. Nos divertimos muito e proporcionamos diversão a mais de mil pessoas. Abrimos espaço para todos, divulgamos e fortalecemos nossos tão queridos hobbies. Missão cumprida outra vez, hora de tirar umas férias e começar a preparar os próximos eventos.

Nossos agradecimentos especiais a todos aqueles que nos apoiaram nesta empreitada. Agradecemos aos nossos patrocinadores, Sesc Araraquara, Devir Livraria, Hotel Flamboiã, Conclave Comic Shop, Dog & Burger, Opera, Parancini, Kruppa, Fisk, Editora Jambô, World Game, Tribo´s Rock Shop, Ocevê Oficina de Criação em Vídeo, Genzai, Steve Jackson Games e Cosperfect. Agradecemos também aos nossos convidados, Roj Ventura, Leo Andrade, Marcelo Paschoalin, Sérgio Alberto Ramos Júnior e Caíres Pessoni. Também agradecemos a todos que nos auxiliaram, seja com divulgação ou com atrações, entre eles, a Confraria dos Observadores, IRPGCast, Chopp Nerd, Critical Cast, Vozes da Terceira Terra, Rede RPG, RPG.blogs, Fale RPG, Gladius Swordplay, aos nossos organizadores e amigos e a todos os outros que possam não estar nesta lista por pura incompetência deste que vos escreve. E um agradecimento especial ao público, que mais uma vez compareceu e prestigiou o evento e nos mostrou uma vez mais que vale a pena continuarmos apostando nossas fichas nesta empreitada.

Obrigado a todos e até 2011 no 6º ERPGA!!!

Confira abaixo as fotos e vídeos do evento:




15 comentários:

  1. Uau, fenomenal essa materia, parabens Jeff! Com fotos ta supimpa

    ResponderExcluir
  2. Realmente um otimo evento. Sem comentarios. O proximo evento eh? (espero que contunuem com o sebo de livros usados... adorei a ideia, achei muitos q eu procurava ah tempos...) vlw. All (mais uma vez comm problemas para colocar o nome...)

    ResponderExcluir
  3. Nosso cronograma 2011 ainda nao foi fechado, mas com certeza teremos Dia D RPG 20011 e 6° ERPGA. Só falta bater o martelo para o 2° SciFi, e quem sabe mais algum filhotinho. E claro, muitas excursões em 2011

    ResponderExcluir
  4. É isso aí pessoal! ERPGA quebrando recordes! O evento estava ótimo, eu é que tenho de agradecer por ter feito parte deste recorde!
    Parabéns Araraquara, vocês tem um dos melhores eventos de RPG do Brasil!

    (Agora é esperar pelo próximo em 2011 hahaha)

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou novo em Araraquara, gostaria de saber onde encontro um pessoal para jogar RPG e MAGIC. Fico grato desde já pela atenção!

    ResponderExcluir
  6. Do jeito que o evento tá crescendo, daqui a pouco o SESC vai ter que derrubar umas paredes...

    ResponderExcluir
  7. All, ainda nao chegou aos meus ouvidos suas ideias para implementar nos eventos, teria muito prazer em ouvi-las, sem telefone wsem fio

    Valeu Caires, pode ter certeza que em 2011 vamos contar contigo para os eventos da city

    Anonimo, de domingo o pessoal joga magic no shopping lupo. Rpg é só ir nos eventos que voce vai encontrar dezenas de turmas procurando mestres e jogadores.

    Gelatto, ainda cabem mais umas 2.000 pessoas la no Sesc, mas nosso novo objetivo Supimpa é colocar pelo menos 300 pessoas ae no Rpgelatto

    =)

    Abraços a todos

    ResponderExcluir
  8. Foi locura!
    =] ...
    é nois ki voa bruxão!

    ResponderExcluir
  9. Sim sim, Quando for possível podemos conversar, e acho que já esta na pré-venda o livro, Valkaria a cidade sob a Deusa, e também o livro Dragon Age... ve se me da um desconto!

    e fala para o Rafa que tenho uma idéia para a Gincana do Harry.

    até^^

    All.

    ResponderExcluir
  10. Sim, esta em pré venda com previsão de lançamento depois do dia 18. Vou ver se consigo pro natal.

    Depois repaso pra ele sim, podeixa

    ResponderExcluir
  11. Parancini! Hoje é dia 20 e nada de você me ligar para falar se pegou o livro ou não... ¬¬

    Assim que possível favor entrar em contato.

    All (novamente com problemas com o cadatro)

    ResponderExcluir
  12. Opa! sem o tel duvido que você consiga falar comigo... 9749-9706

    ResponderExcluir
  13. All, mndei email pra voce a uns 4 dias

    ResponderExcluir
  14. oxi... o e-mail não veio não... aaaa vc mandou no da g-mail não foi?
    eu entro diariamente no do yahoo... (albert.shadowrun@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir

Visitas