Pesquisa Supimpa

quarta-feira, 3 de março de 2010

A História do ERPGA - Parte 1

Saiba tudo que rolou no 1º Encontro de RPG de Araraquara

Jovens, adultos e crianças mergulharam no mundo mágico dos RPG e Magic e divertiramse com jogos, palestras, workshops e demonstrações de materiais relacionados ao universo dos games e animes. Saiba tudo que rolou no 1º Encontro de RPG de Araraquara, o evento que agitou a cidade.



Cerca de 750 pessoas estiveram presentes no I Encontro Anual de RPG de Araraquara, realizado no Pavilhão Empreendedor do CEAR nos dias 1 1 e 12 de novembro. Jovens, adultos e crianças mergulharam no mundo mágico do RPG e Magic e divertiramse com jogos, palestras, workshops e demonstrações de materiais relacionados ao universo dos games e animes, além de contribuírem com as instituições Lar Juvenil e Fundação Reviver, doando alimentos e agasalhos. O Encontro também recebeu jogadores e curiosos das cidades de Matão, Taquaritinga, Américo Brasiliense, Pradópolis, Bragança Paulista, São Carlos e São Paulo, que souberam do evento através da internet.

A iniciativa do encontro partiu de um grupo de jogadores que conversam sobre RPG e Magic em uma comunidade do Orkut, na internet. Assim que a idéia surgiu, muitos foram contra por acreditarem que a cidade não comportaria um evento desse tipo (que já acontece em São Paulo e Ribeirão Preto). Quando a idéia tomou forma, quase 20 participantes da comunidade abraçaram a causa e saíram atrás de espaço, patrocinadores e estrutura para que o evento acontecesse. Foram três meses planejando tudo com dificuldade, porque não havia como calcular a dimensão do evento. Foi pensada uma estrutura flexível que permitisse receber público de todas as idades e interesses, com workshops para os jogadores novatos, palestras, oficina de mangá (desenho japonês), mesas livres (para jogadores que quisessem formar um grupo na hora), campeonato de Magic federado, troca de livros usados e HQs, exposições de materiais e novidades na área, além de um ponto de encontro para se formarem novos grupos para futuros jogos.

"A realização do I Encontro Anual de RPG Araraquara foi uma soma de esforços coletivos. Além dos amigos e familiares que compraram a ideia e fizeram quase o impossível para levantar o evento em tão pouco tempo, tivemos parcerias de importância fundamental, como a Coordenadoria de Turismo da Prefeitura de Araraquara que nos atendeu prontamente, cedendo o espaço e a infraestrutura do pavilhão do CEAR e empresas privadas como a CocaCola que forneceu mesas e cadeiras, a Livraria Nobel, World Game, Evolution, Genius, Portal Informática, Sc Games, Gráfica Bolsoni e tantas outras que de alguma forma nos ajudaram para que realizássemos esse projeto em nossa cidade. Ficamos muito felizes em estar ajudando instituições de caridade nas cidades de Araraquara e Américo Brasiliense. Com o alimento arrecadado, ficamos com a certeza do dever cumprido e que eventos também podem ajudar nossos irmãos que necessitam. Nosso grupo foi convidado para visitar a Fundação Reviver e conhecer o projeto e as crianças beneficiadas pelo evento, visita que faremos com muito prazer", concluiu Júlio Parancini, idealizador do projeto."

Para os organizadores, o evento superou as expectativas, tanto de público quanto de futuras parcerias para o II Encontro que deverá acontecer em novembro do próximo ano.

Opinião de quem participou do evento:


"Minhas expectativas pro evento eram altas, mas confesso que a realidade as superou bastante. O evento foi um sucesso. Conheci gente pra caramba e olha que fiquei parado no mesmo lugar por 5 horas, hein! Imagino que todos devem ter aproveitado tanto quanto eu. Tenho certeza que o sucesso desse encontro permitirá que novas edições surjam no futuro e esse será o primeiro de muitos. Estou muito orgulhoso de estar participando do nascimento de um evento que vai se fortalecer a cada ano. Parabéns infinitos para todos que participaram e deram o sangue (em especial pro jeff) pra esse evento acontecer e ter sido o sucesso que foi até agora. Valeu, moçada! Estamos todos de parabéns."

(Gustavo Vícola, Sebo de HQs e Comissão Organizadora)

"Paro mim, o mais importante do evento foi ver pai e filho juntos, participando das atividades. Pais interessados em conhecer essa parte do universo do filho e participando das palestras e debates. Para mim, isso já valeu todo o esforço!"

(Tânia Capei, Comissão Organizadora)

"Uma amiga, hoje, me perguntou onde passei o final de semana... se estava em outro mundo... respondi que tinha sido exatamente isso... Passei meu finai de semana em outro mundo, longe de estereótipos, sem pessoas falsas que fingem ser outra coisa para agradar ao mundo, num lugar onde cada presente estava para ajudar, 'confraternizar'... Onde fiz novos e revi velhos amigos... Acho que o que vai ficar de mais marcante deste encontro é a vontade da maioria de jogar mais, principalmente para aqueles que foram iniciados nos jogos. Fora a boa impressão do evento para os patrocinadores e também a notícia de que a cidade tem uma livraria [que na verdade são duas) que apoia, incentiva e disponibiiiza material para RPGzistas, o que representa um enorme passo já..."

(Ricardo, jogador de Magic e RPG)"



publicado no jornal O Imparcial em 14/11/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas