Pesquisa Supimpa

Apresentação

Caiu aqui após clicar no "Estou com sorte" do Google e não entendeu nada? Recebeu um convite de um amigo para participar do evento, mas não sabe do que se trata? Joga rpg mas nunca foi num evento sobre ele? Tá sem programa pro fim de semana e quer uma opção diferente e muito boa? Seus problemas acabaram. Saiba tudo sobre o ERPGA, o Encontro de RPG de Araraquara, evento oficial do município de Araraquara.


O que é RPG?

Primeiro de tudo, o que é esse tal rpg? Tem a ver com fisioterapia?

RPG é a sigla para o termo inglês Role Playing Game, que pode ser traduzido para nosso idioma como Jogo de Representação de Papéis. Apesar do nome, o RPG não pode ser considerado como um jogo em si, já que nele não existe competição entre os participantes, mas sim cooperação. Sendo assim, o RPG pode ser melhor definido como uma atividade de contar histórias interativas em grupo, um exercício de imaginação, memória, raciocínio e sociabilização, que pode ser utilizado tanto como forma de diversão e lazer, e também como ferramenta educacional para estimular em seus praticantes o gosto pela leitura, entre outros benefícios.
O RPg foi criado em 1974 nos EUA como uma variação dos jogos de tabuleiro semelhantes ao xadrez, damas entre outros. O primeiro rpg a surgir foi inspirado em livros de fantasia medieval (como O Senhor dos Anéis, Rei Arthur e outros) e se chamava Dungeons and Dragons (masmorras e dragões). Com o passar dos anos foram surgindo diversos outros tipos de rpg, com temáticas diferentes, voltados para vários tipos de públicos e faixas etárias. Hoje podem ser encontrados desde rpgs baseados em desenhos animados, até jogos com temática adulta ou outros com temas voltados para a educação, como os rpgs nacionais Entradas e Bandeiras, Descobrimento do Brasil e Quilombo dos Palmares, nos quais os jogadores, além de se divertirem, aprendem a história de nosso país.
Uma partida de rpg reúne várias pessoas ao redor de uma mesa, junto com livros, dados, tabuleiros e miniaturas. Cada jogador cria e interpreta um personagem, que pode ser desde um cavaleiro medieval, a um policial, piloto de corrida, super-herói ou qualquer outra coisa que sua imaginação lhe permitir. As informações sobre o personagem são anotadas em um papel chamado de Ficha de Personagem, que conterá tudo sobre o personagem, desde o tamanho de sua força, seu vigor físico, sua capacidade intelectual, até informações sobre sua personalidade (se ele é extrovertido, se fala alto, se tem algum trauma ou medo, etc). Após a criação do personagem, um dos jogadores, chamado de narrador ou mestre, cria uma história interativa (também chamada de aventura) que envolverá todos os personagens. O mestre age como narrador, contando a história para os outros jogadores, como árbitro, determinando se as ações dos personagens são ou não possíveis de serem realizadas e como ator, representando os outros personagens que farão parte da história, mas não pertencerão aos outros jogadores. Os jogadores, baseados na história que o mestre conta, narram as ações que seus personagens, os protagonistas da história, tomam, enquanto que o mestre determina as conseqüências dessas atitudes. Dessa forma, jogadores e mestre vão criando e contando uma história em conjunto, moldada pela idéia inicial do mestre e pelas ações dos personagens dos jogadores no decorrer do jogo.
Jogadores reunidos
Além da Ficha de Personagem, que serve de guia para o jogador determinar o que seu personagem faria em determinadas situações, baseado em sua personalidade e aspectos físicos, o rpg utiliza outros instrumentos, tais como:
Livros: é através de livros que os jogadores conhecem as regras para a criação de personagens e de resolução das ações dos mesmos personagens. Com o auxílio dos livros de regras, um mestre pode determinar, por exemplo, o quão difícil é para um personagem saltar uma distância de 10 metros para atravessar um rio. Além dos livros de regras, existem os de ambientação, que funcionam como livros de geografia, descrevendo mundos fictícios que serão usados como cenário para o desenrolar das aventuras dos personagens dos jogadores.
Dados: existem vários tipos de dados multifacetados que podem ser usados no rpg. Cada tipo de jogo, com suas próprias regras, determina quais dados são necessários, do comum dado de seis lados, aos exóticos de vinte faces. Os dados servem para que situações cujo resultado não é possível de prever sejam resolvidas pelos jogadores. Se um personagem tenta escalar uma parede, por exemplo, ele joga uma determinada quantidade de dados para descobrir se seu personagem foi ou não bem sucedido em sua ação.
Tabuleiro e miniaturas: alguns jogos utilizam tabuleiros para criar os cenários onde os personagens estão e miniaturas para determinar a posição de cada personagem, algo muito semelhante ao que ocorre em um jogo de xadrez.
Diferente dos outros jogos, no rpg não existe vencedor ou perdedor. O rpg é um jogo de cooperação, não de competição. Nele, cada jogador ajuda os demais a atingir um objetivo comum proposto pelo mestre. É importante salientar que no rpg, os jogadores agem em equipe o tempo todo, ajudando uns aos outros para enfrentarem os desafios criados pelo mestre, que podem ser desde a solução de um mistério, capturar um bandido foragido da lei ou salvar uma princesa aprisionada em um castelo. O mestre por sua vez, cria e propõe os desafios que os jogadores enfrentarão sem, no entanto, jogar contra eles. O mestre dever criar desafios que sejam possíveis de serem resolvidos e contribuir, através de pistas e outros artifícios, para que os jogadores consigam vencer esses desafios. Ao mestre cabe a tarefa de garantir que os desafios não sejam fáceis ou difíceis demais, e zelar pelo bom andamento do jogo, garantindo que todos possam se divertir igualmente. Mais do que ganhar ou perder, no rpg o importante é trabalhar em equipe para cumprir uma meta comum aos jogadores e ao mestre: criar e contar uma história.
Já existem diversos exemplos bem sucedidos em nosso país do uso do rpg como ferramenta de apoio ao ensino tanto dentro quanto fora das salas de aula. O RPG tem características que o tornam uma excelente ferramenta educacional:
Sociabilização: A própria atividade de RPG desenvolve a sociabilização. Os jogadores conversam entre si e com o mestre, trocando idéias e expondo as ações de seus personagens. Juntos, eles criam uma história. Eles também aprendem que seus atos trazem conseqüências, pois a história muda de acordo com as ações dos personagens.
Gosto pela leitura: Por trabalhar com a criação e contagem de histórias e envolver o uso de livros de regras e ambientação, o rpg desenvolve em seus praticantes o gosto pela leitura.
Raciocínio lógico: O uso de dados, cálculos e a resolução de mistérios e charadas auxiliam no desenvolvimento do raciocino lógico e dedutivo em seus jogadores, proporcionando um melhor entendimento das ciências exatas, como matemática e física.
Cooperação: Para serem bem sucedidos diante dos desafios propostos pelo Mestre na história, os jogadores tem de cooperar entre si. As habilidades de seus personagens são complementares. O desenvolvimento do espírito de equipe é importantíssimo num mundo cercado de tantas atividades competitivas.
Livros: é através de livros que os jogadores conhecem as regras para a criação de personagens e de resolução das ações dos mesmos personagens. Com o auxílio dos livros de regras, um mestre pode determinar, por exemplo, o quão difícil é para um personagem saltar uma distância de 10 metros para atravessar um rio. Além dos livros de regras, existem os de ambientação, que funcionam como livros de geografia, descrevendo mundos fictícios que serão usados como cenário para o desenrolar das aventuras dos personagens dos jogadores.
Criatividade: Os jogadores desenvolvem sua criatividade ao se imaginar na história e ao decidirem como os seus personagens reagem e resolvem os desafios das histórias. Eles também podem criar seus personagens, históricos e personalidades.
Interatividade: Os jogadores estão constantemente interagindo entre si e com o mestre. Atividades interativas comprovadamente levam a uma maior fixação de conteúdo do que atividades expositivas. Os jogadores aprenderão muito sobre o cenário de jogo aonde se passa a história e sobre o que os seus personagens precisam saber para vencer os desafios da história.
Interdisciplinaridade: Uma única história pode abordar temas de várias disciplinas harmonicamente. No exemplo proposto acima, a história pode abordar elementos de História (a época em que se passa a história), Geografia (o local da história, atividades humanas) e Biologia (conhecimentos de botânica da curandeira, Ecologia para o caçador). Outros elementos podem ser adicionados. Por exemplo. Uma outra história pode abordar um disparo de canhão contra um navio inimigo. A trajetória do tiro versus a velocidade de deslocamento do navio aborda elementos de Física e Matemática, além de História.
Este é um breve resumo do que consiste os Role Playing Games. Se você se interessou pelo assunto e quer mais informações, basta acompanhar os textos do blog, bem como os links recomendados por nós de outros sites de RPG, editoras, etc. Também recomendo este excelente artigo de Marcelo Cassaro, postado no Laboratório do Dr. Careca, que pode ser acessado clicando aqui. E sinta-se à vontade para entrar em contato conosco em caso de qualquer dúvida.

O que é o evento?

E o que vem a ser esse Encontro de Rpg de Araraquara (ERPGA)?

Bem, o ERPGA é um evento sócio-cultural beneficente com vários objetivos bem definidos. É como uma convenção ou uma feira, onde as pessoas que gostam de rpg e assuntos relacionados e as pessoas que tem interesse em conhecer se reúnem.

 

Pra que estão fazendo este evento?

A comissão organizadora, uma associação sem qualquer fim lucrativo, é formada por voluntários que gostam de rpg, quadrinhos, card games, video games, e que estão cientes de sua responsabilidade para a construção de uma sociedade mais justa, mais igualitária. Dentre os muitos objetivos que desejamos alcançar ao criar este evento, podemos citar:
O desejo de ajudar ao próximo, já que faremos arrecadação de alimentos na entrada do evento para ajudar as pessoas necessitadas.
O desejo de viver em uma sociedade justa e igualitária, já que através desse hobby que amamos, estaremos unindo pessoas, criando laços de amizade e transmitindo a todos a grande mensagem do rpg: a união faz a força.
Expandir o rpg, já que infelizmente apenas poucas pessoas conhecem o rpg, queremos divulgá-lo e compartilhar com todos essa gratificante forma de lazer e entretenimento.
Fortalecer o mercado e a economia, já que o rpg tem uma linha de produtos como livros, dados, materiais de papelaria, etc, o mercado se fortalece ao criarmos um evento que gere procura por estes produtos e que divulgue o rpg para várias pessoas que passarão a consumir também estes produtos. Isso gera riqueza para o nosso país, gera empregos e torna as pessoas mais felizes e o mundo melhor.
Mostrar o lado pedagógico do rpg, pois, já que envolve livros e histórias interativas, o rpg tem grande utilidade como ferramenta educativa. Através do rpg, as pessoas adquirem o gosto pela leitura, desenvolvem a criatividade e o raciocínio, ficam mais desinibidas, aprendem com mais facilidade e fixam melhor as informações na memória. Os organizadores do ERPGA trabalham com um projeto paralelo ao evento para levar o rpg como ferramenta didática para as escolas, repetindo experiências bem sucedidas em São Paulo e outros pontos do país. Já foi iniciado um circuito de palestras e workshops com este intuito (confira matéria no próprio site) e Araraquara tem agora a chance de ser uma das cidades pioneiras nesta iniciativa.
Presentear a população de Araraquara com um evento cultural agradável e divertido. É isso ai, estamos aqui para servir, pra realizar um evento onde você possa passar momentos agradáveis e inesquecíveis.

Quais os tipos de atrações que terão no evento?

Teremos muitas atrações no evento tanto para as pessoas que já conhecem tudo de rpg, quanto para os novatos. Teremos jogos de rpg, torneios de card games, arena D&D, teremos palestras sobre rpg, teremos desfile de fantasias, concurso de fantasias (cosplay), workshops, teremos gente ensinando como jogar rpg, escritores famosos e campeões de concursos de cosplay distribuindo autógrafos e fazendo palestras, vários stands com produtos interessantes à venda e demonstração de jogos, lanchonete, sorteio de brindes, gincanas, live action, e o jantar medieval, fechando o sábado do evento com chave de ouro.

Que tipo de pessoas podem participar do evento?

Qualquer tipo de pessoa pode participar, sem qualquer restrição de idade, sexo, cor, religião, etc. É um evento aberto a todas as pessoas, não sendo necessário qualquer tipo de conhecimento sobre rpg. Se você já conhece rpg, vá para jogar, se não conhece, vá para aprender e conhecer esse hobby super divertido. Ou então, se não tiver interesse em jogar ou aprender como se faz, vá para rever amigos, conhecer novas pessoas, assistir palestras, concorrer a brindes, assistir desfiles de fantasias e até mesmo só pra paquerar, (por que não?), garanto que vocês encontrarão muita gente bonita lá. ^_^

Tem restrição de idade?

De forma alguma, o rpg é uma atividade totalmente democrática, tendo estilos de jogos diferentes para todas as faixas etárias, dos 5 aos 100 anos. Para os mais velhos teremos todos os jogos e palestras, workshops, etc. Para os mais novos, teremos workshops de desenho (mangá), workshop para aprender a jogar rpg, desfiles, e muitas outras atrações que estamos preparando.

O que preciso levar?

Se você é narrador e pretende mestrar uma aventura lá, aconselhamos que leve seu equipamento de mestre junto (livros, dados, fichas prontas, aventura, lápis, borracha). Se for só para jogar, leve apenas sua disposição e aproveite as atrações

Preciso levar lanche?

Não. Descanse suas costas e deixe a mochila em casa. O evento contará com toda infra-estrutura para atender às necessidades do público. Teremos lanchonete no local servindo alimentos e bebidas de qualidade por preços acessíveis a todos. E para os mestres e narradores um comunicado especial: todo aquele que mestrar no evento ganhará um kit lanche exclusivo. Então, não percam tempo e registrem já suas aventuras.

Quando e onde vai ser o Encontro?

Acesse a nossa página de programação para ficar por dentro do calendário de eventos de Araraquara. Nela você encontrará data e local do ERPGA e dos outros eventos, bem como o cronograma das atrações.

O evento é seguro?

Pode ficar tranqüilo. Jogador de rpg é tudo gente boa e o grupo mais pacífico do planeta ^_^. Nosso hobby é uma atividade de cooperação e não de competição, então não há motivos para saírem brigas. Também não haverá venda de bebidas alcoólicas no evento e será proibida a entrada com qualquer tipo de bebida, portanto, pode ficar despreocupado. Mesmo assim, estaremos com uma equipe de seguranças no evento para conter qualquer ânimo mais exaltado. Além disso, pediremos apoio da polícia militar, guarda municipal e corpo de bombeiros para garantir a segurança de todos.

Posso levar meus livros e cartas pra vender ou trocar no Encontro?

Claro que sim. Quando a demanda pede, abrimos sempre um espaço para troca de material e um stand para vendas de produtos usados (ou novos), além de um stand só com histórias em quadrinhos usados para venda. Pode ser que você venda aquele seu livro que está encostado no armário juntando poeira e saia de lá com um livro que estava procurando ou seu gibi favorito.

O que mais posso esperar do evento?

Bem, como o rpg estimula a criatividade, somente nosso bom Deus sabe o que as mentes criativas de nossos organizadores irão preparar até o evento. Mas, uma coisa é certa, a diversão é garantida. Então, venha se divertir e aprender com a gente, e seja bem vindo ao Quinto Encontro de RPG de Araraquara.

Só tem uma vez por ano?

Sim, o ERPGA só acontece uma vez por ano. Entretanto, o RPG foi tão bem recebido como atração cultural e de entretenimento em Araraquara que outros eventos menores, filhotes do ERPGA surgiram. Nasceram assim o SciFi & Fantasy Con, o Dia D RPG, Lupo RPG, o RPG & Verão e muitos outros. Então, fique sempre atento à novidades no nosso site, pois a qualquer momento um evento novo pode surgir para trazer lazer e cultura para todos.


A Supimpa

Sociedade Utópica para Preservação da Imaginação, Magia e Poesia de Araraquara
Sinônimo da palavra Supimpa: Muito bom, ótimo, excelente
Sinônimo da sigla Supimpa: Associação unificada para proteger a fantasia, o encanto e a
inspiração da Morada do Sol.
A Supimpa é uma associação sem fins lucrativos, composta por jogadores de RPG, card games, etc que trabalham de forma voluntária e independente com o intuito de divulgar os hobbys que praticam e difundir os vários benefícios que estes proporcionam, compartilhando com a população formas de entretenimento saudáveis, divertidas e educativas.
A Supimpa promove o Encontro de RPG de Araraquara, além de seus outros eventos "filhotes", eventos que têm como marca o caráter beneficente, já que além de levar lazer e cultura para a população, também fazem arrecadação de alimentos para doação a entidades assistenciais, campanhas de doação de sangue e outras iniciativas que visam tornar o mundo um lugar melhor para todos.

A História da Supimpa

Em meados de 2001, os amigos Tiago Sávio, Tânia Capel, Julio Parancini, os irmão Rafael e Felipe Miney, e sua esposa Cristina Miney, resolveram trabalhar em conjunto para difundir melhor o RPG em Araraquara, promovendo pequenos eventos relacionados a essa atividade. Com isso, nasceu a Supimpa, uma sigla que passava uma idéia sempre para cima, de alegria, uma associação que visava mostrar às pessoas da cidade os benefícios e a diversão que o RPG poderia trazer para suas vidas.
Durante algum tempo, a Supimpa trabalhou promovendo eventos em parceria com a prefeitura, fazendo boletins aos araraquarenses com novidades no mundo RPGístico e atrações voltadas para a atividade. Infelizmente, os fundadores do grupo, por forças maiores (trabalho, viagens, etc), acabaram perdendo o contato entre si e a Supimpa acabou ficando arquivada em alguma gaveta, esperando o momento para ressurgir novamente das cinzas, como a poderosa Fênix da mitologia.
Muitos anos depois, um de seus fundadores, Julio, resolveu criar um evento em Araraquara nos mesmos moldes do EIRPG (segundo maior evento do mundo), para presentear Araraquara com um encontro que pudesse unir não só os antigos jogadores de RPG, mas também os novos e aqueles que gostariam de conhecer melhor esse mundo maravilhoso. Com a ajuda inestimável de um novo grupo que o apoiou e ajudou de todas as formas possíveis, nasceu o ERPGA, o encontro anual de Araraquara que têm arrancado elogios rasgados da crítica não apenas do mundo RPGístico, mas também das pessoas que querem conhecer essa atração formidável.
Hoje, a Supimpa se encontra remodelada, mas continua com pessoas apaixonadas pelo que fazem. O grupo é uma associação sem fins lucrativos, que trabalha incessantemente para lhe trazer um mundo fantástico, para que você possa vivenciar dias de sonhos. Paralelo ao ERPGA que já esta chegando a sua quinta edição, a Supimpa tem trabalhado para que o RPG Pedagógico seja implementado em nossas escolas, melhorando e desenvolvendo o novo degrau do ensino no país. Esse grupo de Araraquara ainda acha tempo para visitar instituições beneficientes, ministrar palestras em escolas e faculdades, criar torneios e regras para campeonatos inéditos no país, e construir, ao lado de empresas araraquarenses, mini-eventos para que a população possa conhecer melhor esse maravilhoso mundo dos Role Playing Games.

RPG Pedagógico

Já existem diversos exemplos bem sucedidos em nosso país do uso do rpg como ferramenta de apoio ao ensino tanto dentro quanto fora das salas de aula. O RPG tem características que o tornam uma excelente ferramenta educacional. E a Supimpa traz para Araraquara um projeto pioneiro que visa difundir estas experiências e implementá-las em nossas escolas como apoio ao ensino tradicional. Há estão sendo realizados palestras e workshops com essa finalidade, apresentando a educadores esta poderosa ferramenta didática. Dentre os vários aspectos positivos do RPG pedagógico, podemos destacar:
Sociabilização: A própria atividade de RPG desenvolve a sociabilização. Os jogadores conversam entre si e com o mestre, trocando idéias e expondo as ações de seus personagens. Juntos, eles criam uma história. Eles também aprendem que seus atos trazem conseqüências, pois a história muda de acordo com as ações dos personagens.
Gosto pela leitura: Por trabalhar com a criação e contagem de histórias e envolver o uso de livros de regras e ambientação, o rpg desenvolve em seus praticantes o gosto pela leitura.
Raciocínio lógico: O uso de dados, cálculos e a resolução de mistérios e charadas auxiliam no desenvolvimento do raciocino lógico e dedutivo em seus jogadores, proporcionando um melhor entendimento das ciências exatas, como matemática e física.
Cooperação: Para serem bem sucedidos diante dos desafios propostos pelo Mestre na história, os jogadores tem de cooperar entre si. As habilidades de seus personagens são complementares. O desenvolvimento do espírito de equipe é importantíssimo num mundo cercado de tantas atividades competitivas.
Criatividade: Os jogadores desenvolvem sua criatividade ao se imaginar na história e ao decidirem como os seus personagens reagem e resolvem os desafios das histórias. Eles também podem criar seus personagens, históricos e personalidades.
Interatividade: Os jogadores estão constantemente interagindo entre si e com o mestre. Atividades interativas comprovadamente levam a uma maior fixação de conteúdo do que atividades expositivas. Os jogadores aprenderão muito sobre o cenário de jogo aonde se passa a história e sobre o que os seus personagens precisam saber para vencer os desafios da história.
Interdisciplinaridade: Uma única história pode abordar temas de várias disciplinas harmonicamente. No exemplo proposto acima, a história pode abordar elementos de História (a época em que se passa a história), Geografia (o local da história, atividades humanas) e Biologia (conhecimentos de botânica da curandeira, Ecologia para o caçador). Outros elementos podem ser adicionados. Por exemplo. Uma outra história pode abordar um disparo de canhão contra um navio inimigo. A trajetória do tiro versus a velocidade de deslocamento do navio aborda elementos de Física e Matemática, além de História.
Hipermídia: o RPG envolve vários tipos de mídia, como livros, jornais, revistas, Internet, televisão, cinema, etc. Os praticantes aprendem a trabalhar com todas essas mídias, seja como entretenimento, seja como meio de pesquisa e aprendizado, tornando-o uma pessoa apta a desempenhar vários tipos de tarefas diferentes e capaz de se moldar e se adaptar às mais variadas situações que a vida lhe impor.

Responsabilidade Social

O ERPGA, como evento beneficente, já ajudou e ajuda várias instituições instituições de caridade. Conheça algumas delas:
Comunidade Cristã da Colheita
Fundação Reviver
Recanto do Senhor
Centro Espírita Luz e Caridade
Comunidade Cristã da Colheita
"A CCC, congregação com dois anos de existência tem realizado a vontade de Deus em Araraquara, promovendo o bem estar da comunidade através de vários projetos, dentre eles a assistência a famílias carentes, abrangendo o lado social e espiritual. É uma igreja voltada para o ministério das famílias. Se você gostaria de apoiar a rede de ação social do CCC, através do telefone: 3335-3499"
Fundação Reviver
"A Fundação Reviver tem como finalidade o desenvolvimento de atividades que colaborem na garantia dos direitos da criança e adolescentes. Sua meta é garantir saúde, alimentação, educação, lazer, cultura, dignidade e respeito à criança. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, a Fundação depende de doação, que acredita na criança e no adolescente. Ligue e informe-se como ajudar a Fundação pelo telefone: 3392-7222"
Recanto do Senhor
"A clínica para dependentes químicos Recanto do Senhor junta o esforço de várias pessoas que lutam no dia a dia para fazer o mundo um lugar melhor para se viver, com idéias nobres e cidadania, buscando o tratamento e a reinserção desses dependentes no meio social. Essa casa de apoio e recuperação de jovens que são tratados com carinho e afeto podem ter o seu apoio. Basta ligar para o telefone: 3324-5797"
Centro Espírita Luz e Caridade
Promove diversos eventos beneficentes ajudando várias pessoas em toda a cidade de Araraquara. Possui uma ramificação que se dedica a dar assistência a dependentes químicos, auxiliando-os e recolocando-os novamente no convivio com a sociedade. É essa ramificação, em especial, que recebe as doações da Supimpa, arrecadadas durante a ERPGA realizado. Para conhecer o trabalho da entidade, visite-a no seguinte endereço: Rua Expedicionários do Brasil,1850, Centro, Araraquara-SP.

Patrocinadores

Diversas empresas de renome e sucesso apoiam o Encontro de RPG de Araraquara, acreditando na força deste evento que vem conquistando cada vez mais público. Conheça os nossos parceiros:















Coloque sua marca aqui
Coloque sua marca aqui Coloque sua marca aqui
Coloque sua marca aqui Coloque sua marca aqui
Coloque sua marca aqui Coloque sua marca aqui

Visitas