Pesquisa Supimpa

segunda-feira, 23 de julho de 2007

1º Lupo RPG

1º Lupo RPG

Veja tudo que rolou nesse novo grande evento que agitou a cidade de Araraquara
No último final de semana (20, 21 e 22 de julho) a cidade de Araraquara pode conhecer a primeira edição de um novo e magnífico evento, que, através da parceria entre a equipe SUPIMPA RPG e o Shopping Lupo Araraquara, trouxe mais uma vez o fantástico mundo dos RPGs para a cidade: o 1º Lupo RPG!
O evento contou com a participação de mais de 200 pessoas, RPGistas ou não, em seus 3 dias de duração, contando inclusive com a presença de jogadores de São Carlos e de São Paulo.
As diversas atrações do evento atraíram uma ampla variedade de visitantes desde jogadores veteranos até crianças e pais curiosos por entender do que se trata esse tal de RPG.
Confira agora tudo o que rolou nos três dias do evento:

Sexta-feira

O primeiro dia (na verdade noite) começou calmo. O frio repentino, aliado à grande quantidade de eventos paralelos na cidade, entre eles a abertura da tradicional Feira do Carmo, fizeram com que o público se dividisse pelos quatro cantos da cidade.
Ainda assim, mesmo com um público baixo, tivemos workshop ensinando o RPG aos novatos , além de alguns jogos livres de Magic e Munchkin. Tivemos também mesas de RPG (Gurps, D&D, Ninja Burger) que completaram a noite dos participantes, fossem eles veteranos, fossem eles iniciantes que tinham acabado de aprender a jogar.

Sábado

Esse dia prometia e cumpriu. Tradicionalmente em Araraquara, sábado é o dia de se ir às compras. Com grande circulação de pessoas pelo centro da cidade, era enorme o número daqueles que ficavam curiosos ao ver a aglomeração de jogadores quando passavam na entrada do gazebo do Shopping. Muitos desses “curiosos” entravam para dar uma rápida olhada e acabavam por permanecer durante toda a duração do evento. Muitas destas pessoas, ainda, eram pessoas que já estavam de saída, após almoçar ou fazer suas compras no shopping e que permaneciam no evento, eventualmente saindo para se alimentar no próprio shopping e retornando. Concorrendo com atrações como a Feira do Carmo, e o tão aguardado Viola de Todos os Cantos, o evento mostrou força ao atrair público de mais de 100 pessoas, que participaram integralmente das atrações oferecidas.
Como atrações de destaque, tivemos várias mesas de jogos diversos, sendo duas delas compostas apenas por pessoas que tiveram ali sua primeira experiência com os Role Playing Games. Tivemos várias demonstrações de jogos como Munchkin, Pokémon Estampas Ilustradas, Ninja Burger e Pirates, jogo de estratégia com miniaturas de navios piratas.
Tivemos dois torneios de Magic, The Gathering, que contaram pontos para o ranking oficial da DCI (Wizards of the Coast), e cujo vencedor foi João Souza, tendo Ricardo Bellin como vice-campeão.
O primeiro torneio (T4) do sábado teve poucos participantes. Foi feito em formato suíço, com 3 rodadas. Ricardo Bellin e João Souza ganharam os 2 primeiros jogos, e no terceiro em que se enfrentariam, escolheram um Draw para garantir a passagem de ambos para o “incrível” top 2! Realizaram uma final emocionante, João jogava com um TEPS completo, e Ricardo com um deck agressivo de Goblins! O terceiro jogo terminou com uma gavinhas utilizada pelo TEPS depois de 28 mágicas serem utilizadas no turno!
O segundo torneio, feito em formato T1 para satisfazer a vontade de antigos jogadores que vieram contemplar o evento, teve de ser no formato de eliminatórias, uma vez que  corríamos contra o tempo já que às 18h fecharíamos o evento para o tão esperado Live Action. Novamente tivemos uma final entre Ricardo Bellin e João Souza, desta vez, o vencedor do T4 jogava com um The-Rock, e Bellin utilizava um goblin um pouco diferente do primeiro... Jogos emocionantes resultaram na segunda vitória de João.
Para fechar o segundo dia de evento com chave de ouro, tivemos o tão esperado Live Action de Harry Potter. Os participantes começaram assistindo a uma palestra que explicava a mecânica geral dessa modalidade de jogo, bem como um pouco de sua história e como seria o Live jogado logo após a palestra.
Então, cada um dos participantes se posicionou dentro de uma escola de Hogwarts imaginária, com organizadores caracterizados como os principais professores do mundo fictício criado por J. K. Rowling. Os jogadores foram chamados um por um e se divertiram ao vestirem o chapéu seletor que dividiu todos os participantes entre as quatro casas de Hogwarts. Seguiu-se então uma disputa entra as quatro equipes, em clima de gincana de domingo à tarde. Cada time respondeu uma série de perguntas gerais sobre o universo de Harry Potter, fizeram maravilhosos poemas sobre suas próprias agremiações e encerraram a disputa com uma série de duelos de magia.
No duelo de magia, dois jogadores ficavam de costas um para o outro, davam três passos, viravam-se e gritavam o nome de uma das magias de Harry Potter. Com as mãos faziam pedra, papel ou tesoura, do tradicional Jó-ken-pô e vencia aquele que fosse melhor no Jô-ken-pô. Se algum jogador gritasse o nome de uma magia proibida (as magias malignas, que causam dano, maldições) perderia pontos, mesmo vencendo no Jó-ken-pô.
Após o torneio mágico, cada equipe subiu ao palco para recitar o poema que havia feito, ao som de aplausos da grande platéia que assistia ao Live Action. Ao final da disputa, os professores (organizadores fantasiados) fizeram a contagem dos pontos, baseados nas respostas corretas, duelo de magia e poema, além de interpretação, esportividade e outros quesitos. Sagrou-se vencedora a equipe que representava a casa Lufa-Lufa. Em segundo lugar ficou Corvinal, em terceiro Sonserina e na lanterna, Griffinória, a casa do personagem principal dos livros e filmes, Harry Potter.

Domingo

No domingo, último e mais agitado dia do evento (com média de aproximadamente 100 pessoas participando das atrações), as mesas de card games e RPG estiveram cheias o dia todo e as oficinas do evento (Aprenda a jogar Munchkin e Aprenda a jogar RPG) não deram descanso para os mestres.
Tivemos várias mesas de jogo (D&D, Gurps, Ninja Burger), mais demonstrações de jogos (Pokémon, Pirates, Ruya!).
Tivemos um terceiro campeonato de Magic, The Gathering, substituindo o Arena D&D e que também contou pontos para o ranking oficial da DCI (Wizards of the Coast), e cujo vencedor foi Rodrigo Reis, tendo como vice, Augusto Ciciliati.
No campeonato de domingo, os jogadores comparecem para troca de cartas, e depois de um tempo escrevendo suas Deck-list's, se preparam para o suíço T1 tão esperado.
No top 4, possuíamos o mesmo deck de Bellin, mas, empunhado pelo bi-campeão do sábado, um UR. Tivemos também um Burn e um Mono-Black-Control .
No primeiro jogo das semi-finais, os 2 melhores decks se enfrentaram, mas João não teve a mesma sorte do dia anterior, e perdeu para o Burn de Rodrigo. O segundo jogo foi repleto de emoções, e depois de uma virada histórica, Augusto passou para sua primeira final em um campeonato de Magic.
A final, entretanto, não foi tão disputada quanto a fase anterior, consagrando Rodrigo Reis como campeão do dia.
Houve alguns problemas técnicos e imprevistos que impediram a apresentação da esperada palestra sobre RPG Pedagógico, assim como a mesa dos contos, que também não aconteceu.
Porém, de forma alguma esses contratempos atrapalharam o andamento do evento, que teve seus ânimos renovados com a etapa regional do Campeonato Nacional de Munchkin, que contou com 32 participantes, incluindo visitantes de São Paulo, São Carlos e outras cidades da região e rendendo o título de grande campeão para Julio Zeppone Carlo. O campeonato computou pontos para o Ranking Nacional de Munchkin, que você pode conferir em nossa página.
Além de tudo isso, contamos também com uma feira de livros usados, na qual os participantes puderam adquirir material para começar a jogar, ampliar suas coleções ou passar para frente seus livros fora de uso. Também tivemos um sebo de troca e venda de quadrinhos, coordenado pela Zona Fantasma (patrocinador e apoiador deste e outros eventos na cidade), onde os participantes puderam rever histórias antigas e conhecer as novidades do mundo das histórias em quadrinhos.
Então, às 22:00h do dia 22, as portas se fecharam, encerrando com chave de ouro esse grande evento. Como saldo tivemos a passagem de mais de 200 pessoas pelo recinto do evento, sendo que no domingo a média de pessoas participando em tempo integral das atrações foi de cerca de 100 pessoas. Não houve nenhum incidente, todos participaram das atividades pacificamente, provando mais uma vez que o RPG é uma atividade totalmente saudável, pacífica e benéfica.
Você pode ver as fotos do evento clicando aqui. Se precerir pode baixar todas elas de uma vez e vê-las em seu computador clicando aqui. Confira abaixo algumas das fotos do evento, apenas para ter um gostinho de como foi.
Vencedores dos campeonatos de Magic, Munchkin e ganhadores de brindes sorteados no final do evento
Feira de livros e quadrinhos usados fazendo sucesso
Casa cheia!
Campeonato de Munchkin
Campeonato de Magic
Iniciantes aprendendo a jogar
Pokémon Estampas Ilustradas
Agora eles já não são mais tão iniciantes assim
Mesas disputadas no evento
Mesas de RPG para todos os gostos
Mais mesas de RPG
Mesa de D&D animada com jogadores em fase de aprendizado
Gurps Supers sem livros. A imaginação é o que conta!
Mais pokémon

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas