Pesquisa Supimpa

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Virada Cultural = Cosplay + RPG

Araraquara, assim como outras 21 cidades em todo o estado de São Paulo, viveu um fim de semana especial, cheio de atrações para entreter a população. Foi a Virada Cultural Paulista, evento que agitou as cidades participants com 24 horas ininterruptas de shows, exposições, oficinas, palestras, filmes, etc. E em Araraquara a Virada teve um sabor mais que especial, temperado com muito RPG e Cosplay!
Jogadores chegando ao evento....oops...terei errado?
Em Araraquara, além das atrações normais da Virada Cultural, tivemos também o aguardado Dia D RPG, evento que reuniu 33 cidades em todo o país (além de outras espalhadas pela América Latina) com jogos, palestras e diversão. Sob certo aspecto, o evento conseguiu o feito de superar a própria Virada Cultural, já que foram 33 cidades participantes do Dia D no Brasil contra apenas 21 na Virada Cultural, tudo feito com o empenho de voluntários e sem financiamento do poder público, como ocorre com a Virada.
SÁBADO
Aqui na Morada do Sol a diversão começou logo às 10 da manhã do sábado, dia 17, quando foram abertas as portas da Casa da Cultura (após uma longa espera que fez alguns sentirem um clima de euforia semelhante ao da entrada do EIRPG, nas suas antigas e longas filas de entrada).
Várias mesas cheias
Rapidamente os jogadores espalharam-se pelo recinto, tomando lugar em suas mesas e já recebendo suas fichas de personagem do Live Action que ocorreria mais tarde, à noite.
Araraquara adentrou ao umbrais do Desafio D&D Faroeste Arcano, com quase 45 minutos de atraso por problemas técnicos na internet, mas isso não impediu que nossos aventureiros, Frederico Negrini Silva, Catarina Negrini Silva, André Galli, Renan Flório,  Bruno José Silva de Oliveira e Thiago Franco, conseguissem uma heróica segunda colocação no desafio, desbancando várias capitais brasileiras. A internet do evento seguiu com alguns problemas na parte da tarde durante a videoconferencia, mas de forma alguma tirou o brilho do evento,que seguiu normalmente até as 19 horas.
Vários jogos de RPG rolaram no sábado, com espaço para todos os gostos e tipos de jogadores. Nessa área, a estrela do dia sem dúvida foi a aventura Fuga de Sembia, que deu aos jogadores uma prévia do que será a tão aguardada e comentada 4ª edição do jogo Dungeons & Dragons. Três mesas atrairam a atenção dos jogadores, ansiosos por conhecer as novidades da nova versão do pioneiro dos Role Playing Games.
D&D 4e: muitas interrogações e expectativas
Os card games também tiveram seu espaço garantido no evento, com destaque para o Magic, cujo torneio valia uma vaga para a grande final on line no dia seguinte.
Após duelos espetaculares, Filipe Ferreira sagrou-se campeão e carimbou seu passaporte para o torneio do domingo. Wesley Silva ficou em segundo e Frederico Negrini e Huria Gallinari Holzhausen chegaram respectivamente na 3ª e 4ª colocação.
O dia passou mais rápido do que desejavam os jogadores, mas a noite ainda viria cheia de atrações emocionantes.
Magic: cardíacos do coração forte.
Às 19 horas em ponto os RPGistas deixaram as dependências da Casa da Cultura e seguiram para o Museu Histórico e Pedagógico numa pequena caravana. Lá todos vestiram suas fantasias e ingressaram no empolgante Live Action que se extendeu até às 10 da noite.
Num tradicional Live de Vampiro: A Máscara, os jogadores participaram de uma conturbada eleição do Príncipe que governaria duas cidades recém fundidas numa só. O clima era de tensão entre os cainitas, já que a união das cidades e, conseqüentemente, de sua regência não era do desejo de todos os personagens. Para manter a ordem durante o "processo eleitoral", a Camarilla enviou 3 Arcontes, causando ainda maior descontentamento e tensão. Ainda era necessário lidar com as conseqüencias de uma misteriosa doença que dizimou os vampiros de geração mais alta de uma das cidades (e que foi criada por um dos candidatos a Príncipe) e com a presença de Anarquistas, descontentes com os rumos da política local e com a intervenção da Camarilla e dos Arcontes. Mas, além da muito bem elaborada trama (parabéns ao mestre Rafael Miney), o grande destaque da noite foi a atuação de um certo vampiro interpretado pelo jogador Mayco Minghini Gaspar. Entre intrigas e disputas de poder de Arcontes e vampiros poderosos, o malkaviano Tufal interrompia as discussões a todo momento, alegando que todos estavam errando as falas, chamando o diretor e posicionando os "atores" de frente para as câmeras corretas. Em dado momento ele se irritou com um "ator" que estava "roubando uma de suas falas" e decidiu ir para seu camarim. Assim, o vampiro louco, que pensava estar em mais um de seus filmes de sucesso, foi a grande estrela da noite.
E a recompensa dos jogadores por seu empenho não tardou a chegar. A equipe da EPTV Central finalmente surgiu para filmar o Live Action e entrevistar os jogadores, com a promessa de exibir o evento no telejornal local e possivelmente, com uma boa dose de sorte, no Jornal Hoje da Tv Globo. Além dos repórteres da EPTV, também estavam presentes no evento repórteres do jornal Folha de São Paulo, entrevistando jogadores e tirando muitas fotos.
COSPLAY
Fãs se aglomeram para assistir à apresentação dos cosplayers. Ei, dessa vez eu acertei!
Às 22 horas do sábado o Live Action encerrou a primeira etapa do Dia D RPG. Mas, a diversão estava longe de acabar e a noite ainda estava repleta de estrelas a brilhar.
A praça Pedro de Toledo estava totalmente tomada de pessoas para assistir aos shows da Virada que aconteciam no palco principal da praça. Entretanto, uma enorme quantidade de pessoas que se amontoava na entrada do museu não estava ali pela música, mas por outra grande atração que disputou espaço de igual para igual com nomes de peso como Pato Fu e Zé do Caixão. Era a Convenção de Cosplay.
Eis que surgem, os artistas principais!
Coordenada por Isabelli (Tea Mazaki), a convenção reuniu várias pessoas ansiosas por ver seus personagens favoritos em carne e osso. Além dos cosplayers, a convenção contou com o simpático apoio de Sandra e Elizabeth, que auxiliaram na montagem do evento e na preparação das fantasias.
Após uma espera agoniante, as portas do museu foram reabertas e o público tomou conta do local para assistir a uma divertidíssima apresntação de Teatro Cosplay.
Já eram 2 da manhã, quando Light Yagami, protagonista do animê Death Note interpretado pelo cosplayer Pedro (também conhecido como Yukimura) adentrou no recinto para dar início a uma sessão de "entrevistas". De posse de seu caderno da morte, Light recebeu ilustres convidados, personagens de outros grandes animes que, segundo ele, estavam concorrendo e atrapalhando o sucesso de Death Note. Assim, as entrevistas seriam apenas uma fachada para que Light tivesse acesso aos nomes e rostos de seus concorrentes para poder se livrar deles com a ajuda de seu caderno. Entretanto, parecia que aquela não seria a noite de sorte de Yagami.
O famoso crossover romântico...ah...o amor é lindo!
A primeira personagem entrevistada foi Nana, interpretada por Isabelli e que quase espancou o entrevistador por suas zombarias. Depois tivemos a presença de Byakuya Kuchiki do animê Bleach, interpretado pela cosplayer Aline (também conhecida como Amora) e  Kyouraku Shunsui também do animê Bleach, interpretado por Glauco (também conhecido como Ripper) que não deram muita bola para o entrevistador, preferindo falar de mulheres e bebidas e deles mesmos. A seguir foi a vez de Squall Leonheart, dos games de Final Fantasy, personagem interpretado por Thiago e que não estava muito interessado em falar ("tanto faz" era sua frase favorita). Encerrando as entrevistas, a personagem Saya do animê Blood+, também interpretada por Isabelli, chegou arrancando gritos e assovbios da platéia. E novamente o entrevistador foi ignorado, humilhado e quase espancado, o que o obrigou a desistir de seus planos e encerrar as entrevistas. Então uma garota da platéia invadiu o "palco". Era Karen-Chan, interpretada pela cosplayer homônima, uma otome (nome dado às fãs de animês, mangás, etc), que queria não só ser entrevistada mas também um autógrafo do entrevistador.
É mermão, tá ferrado. Atacado por uma vampira e o Shinigami só esperando pra te levar pro além...
Com ar de superioridade, Light assinou o caderno da garota e só quando já era tarde demais percebeu que tinha escrito seu próprio nome num outro Death Note. Assim as entrevistas (e a carreira de Kira) terminaram com a morte de Light Yagami.
Ainda tivemos a divertida participação de um muito bem caracterizado Wolverine que invadiu o recinto acreditando estar numa convenção de Comix e roubou a cena por alguns instantes. O mutante de garras afiadas percebeu o erro e desapareceu, tão inesperadamente quanto surgiu.
Wolverine roubando a cena...e acho que uma carteira também...
Ao som de centenas de aplausos, os cosplayers agradeceram à presença do público e seguiram em fila para a praça Pedro de Toledo, desfilando com suas fantasias e interagindo com o público que assistia aos shows.
Assim encerrou-se o sábado (aliás já era início de domingo) com dezenas de fotos e autógrafos distribuídos pelos sempre simpáticos cosplayers.
DOMINGO
Tumulto na entrada do evento e...ah não...errei de novo...
O domingo começou um pouco mais calmo que o dia anterior. Enquanto os cosplayers recuperavam suas energias e os mestres preparavam as aventuras que mestrariam naquela tarde, apenas os duelistas foram para o local do evento (que só abriria no período da tarde) participar da final on line do campeonato de Magic.
Então, às 13 horas as portas da Casa da Cultura foram novamente abertas para receber os RPGistas.
Mestre...do mangá e do RPG. Shadowrun na veia...
Novamente muitas mesas para atender todos os gostos e desta vez não vimos sequer um jogador em pé, sem ter o que fazer, todos encontraram um cantinho para se sentar, rolar alguns dados e viver grandes aventuras. Desta vez os grandes destaques foram a mesa de Resident Evil D20, do mestre Eduardo Küll (que causava sustos até em quem estava fora do jogo, observando de longe) e novamente o preview da 4ª edição de Dungeons & Dragons com duas mesas disputadíssimas, sendo que uma delas, a mesa do mestre Felipe Miney, contava com vários jogadores veteranos (alguns até da Geração Xerox) que compareceram para prestigiar o evento e conhecer a aguardada novidade.
Mesa dos sustos: Resident Evil!
Fuga de Sembia para os jogadores de nível épico
E os cards também não pararm quietos em suas Deck Box no domingo. Desta vez foi a vez de Munchkin e Pokémon tomarem conta das mesas do evento.
O torneio de Pokémon teve uma das finais mais eletrizantes de todos os tempos. Em uma partida de quase uma hora e meia, com os duelistas com um prêmio cada e com ausência total de cartas de energia, acabou vencendo o treinador Julio Cezar Parancini (também líder do ginásio de Araraquara), com o término do baralho (deck over) do treinador André Galli, e com vários torcedores acompanhando a final que ocorreu no auditório da Casa da Cultura. A final contou com quatro baralhos muito bem montados e que elevaram muito o nível do torneio. Julio tinha um baralho de água/ metal enquanto André entrou com um baralho noturno/ fogo muito poderoso. Na disputa de terceiro colocado, Renan França com um baralho de fogo conseguiu segurar o poderoso baralho de grama/ água de Arthur Nogueira e garantiu a terceira posição. Julio gentilmente cedeu seu prêmio recebido pela vitória do torneio para ser sorteado no final do evento.
Pokémon de montão....é, quase rimou...
Já o Torneio de Munchkin do Dia D Rpg foi recheado de emoções e surpresas. Durante quase duas horas os competidores se enfrentaram em duas baterias acirradas que culminaram com uma bela novidade para os torneios: uma campeã. Carol Ribeiro conseguiu desbancar alguns azarões do Munchkin e com uma ótima estratégia sagrou-se a primeira mulher a vencer o torneio em campeonatos valendo o ranking e faturou dois super prêmios. O novato Lucas Wicher, jogador de RPG, conseguiu montar uma boa estratégia de jogo e garantiu a segunda colocação no torneio. A Supimpa dá os parabéns a todos os participantes e promete novos torneios durante 2008.
Munchkin: Pernilongo da Dengue. Um...dois...três! Matei!
Confira abaixo a classificação final do torneio e a pontuação alcançada pelos jogadores que será adicionada ao nosso ranking:
A grande apelona do dia, Carol Ribeiro, vencedora do Munchkin.
01 - Carol Ribeiro - 19.870
02 - Lucas Wicher - 18.500
03 - André Luiz Galli  - 18.670
04 - Renan F. Bratfich - 13.600
05 - Carlos Lazaretto - 6.350
06 - Renan G. França - 5.340
07 - Bruno Kenji Aguiar - 4.360
08 - Tânia Capel - 4.260
09 - Augusto Ferrati - 3.100
10 - Tainá Nepomuceno - 2.240
11 - Denise Siqueira - 1.210
12 - Gustavo Ferrati - 1.200
Às 18 horas os jogos foram encerrados e teve início o animado e aguardado sorteio dos brindes. Além dos prêmios dados aos vencedores dos torneios, foram sorteados muitos brindes para todos os participantes do evento. Dentre eles podemos destacar alguns como:
3 pôsteres de Vampiro: O Réquiem
6 revistas D20 Saga
1 aventura D&D 3.5
1 Livro do Jogador D&D 3.5
1 booster de Heroclix
1 livro Faroeste Arcano
Vários mangás e um livro de RPG temático para os fãs de mangá
1 RPG Quest para alegrar os iniciantes que compareceram ao evento
Sortudo exibindo seu prêmio com orgulho. Perai, quantos braços ele tem?!?!?
O evento encerrou em clima de euforia e com a promessa de novas surpresas em breve. Já estamos com os preparativos do World Wide D&D Game Day em fase de conclusão e já iniciamos os trabalhos para o 3º ERPGA. Algumas parcerias estão sendo firmadas para a realização de dois novos Live Actions no decorrer do ano e estamos acompanhando com entusiasmo e ansiedade a preparação de uma grande surpresa que aportará em nosssa cidade em setembro, e que irá agradar especialmente aos fãs de animês, mangás, video games e também de RPG (aguarde maiores novidades em breve aqui no site).
Apertem os cintos (dados?), o mestre sumiu....
O saldo desta nova empreitada da Supimpa e da cidade de Araraquara é extremamente positivo. Mesmo com alguns problemas técnicos o evento ocorreu de forma tranqüila sem perder o brilho. Dezenas de quilos de alimentos doados pelos jogadores serão repassados para a Casa de Emaus que dá assistência a dependentes químicos.
Ao todo tivemos mais de 200 pessoas de Araraquara e de várias outras cidades da região , tais como Americo Brasiliense, São Carlos, Belém (esses vieram de muito longe ^_^), Campinas, Pirassununga, Casa Branca, Conchas, Tietê e Jaboticabal.
Enfim, foram dois dias de muita diversão, um Dia D RPG e uma Virada Cultural, do Cosplay e do RPG que ficará gravada na memória de todos.
Até a próxima!
Veja todas fotos do evento clicando nos links abaixo:
Videos dos eventos (em breve...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas