Pesquisa Supimpa

terça-feira, 10 de junho de 2008

Dia Mundia de D&D - Lançada a 4ª Edição!

No último final de semana o mundo passou por uma transformação. Não, nenhuma guerra nova estourou pelo mundo (acho eu), a bolsa de Nova York não sofreu um novo crack, nenhum messias veio à Terra para trazer mensagens de paz (nem para..."destruir, destruir..."), nem mesmo tivemos uma revolução hippie, cara pintada, feminista, ou coisa parecida. Não, nada disso aconteceu mas ainda assim uma nova revolução começou, ao menos no mundo dos RPGs.
A última sexta-feira, dia 06 de junho de 2008, foi marcada pelo lançamento oficial da 4ª edição do jogo Dungeons & Dragons, o RPG mais antigo, famoso e jogado em todo o mundo.
Dezenas de play tests e previews já haviam rolado mundo afora, fóruns traziam a conta gotas as novidades do sistema e os próprios livros básicos novos já tinham vazado na internet numa versão pdf pré-gráfica (vazaram, ou seria esse D&D um novo Tropa de Elite?), mas após meses de espera, brigas, agonia, finalmente os livros foram lançados e já começam a chegar às mãos dos jogadores e mestres - inclusive aqui do Brasil.
O novo jogo promete uma nova revolução no mundo dos Role Playing Games, para bem ou para mal (assim como sua versão antecessora). Ele vem com uma mecânica diferente, simplificando muitas regras da versão anterior e facilitando em muito o trabalho dos jogadores especialmente os iniciantes. Estes, aliás, serão os grandes beneficiados e provavelmente o alvo dessa nova versão. O jogo foi simplificado especialmente para jogadores. O sistema está muito mais fácil de jogar e aprender, facilitando a inserção de novos jogadores no hobby. Além disso, sua mecânica foi fortemente inspirada nos video games, especialmente nos RPGs online (os MMORPG, Masive Multiplayer Online Role Playing Games), uma tentativa clara de tentar trazer para o bom e velho RPG de mesa uma parcela desse público vidrado em joysticks e teclados. O jogo ainda contará com um poderoso suporte on line no site da Wizards of the Coast, fabricante do jogo, tornando-o ainda mais atraente para esse público.
Todas essas mudanças de conceito vêm com a intenção de causar uma revolução, trazer para as mesas um público novo e diferente, um público que gera altíssimas somas de lucro para as empresas fabricantes de games e que pode dar uma injeção de ânimo ao sonolento mercado RPGístico mundial. E novamente o sistema traz uma licença aberta, permitindo que outras empresas participem dessa revolução criando suplementos e cenários sem ter que pagar direitos autorais à Wizards.
Para comemorar e impulsionar a revolução à frente, nesse mesmo fim de semana tivemos um grande evento, o World Wide D&D Game Day, o Dia Mundial de D&D.
O evento foi realizado no sábado, 7 de junho de 2008, em diversos locais do mundo (até mesmo no Iraque, em parceiria com as forças armadas dos Estados Unidos).
O Dia Mundial de D&D foi uma grande festa (já estamos encaminhando um projeto de lei à ONU para tornar a data um feriado mundial ^_^) para jogadores, mestres e principalmente para a Wizards. Só aqui no Brasil foram quase 50 lugares diferentes onde tivemos o evento, mostrando que ao menos a estratégia de publicidade da Wizards está no caminho certo.
Jogadores e mestres participaram jogando uma aventura pronta enviada pela Wizards (e traduzida aqui no Brasil pela Devir) já sob as regras da nova edição, dando uma idéia a todos do que virá pela frente. A aventura era simples, no estilo dungeon crawl, mas com uma história muito melhor elaborada que a do preview do Dia D RPG (entretanto, os detalhes da história eram apenas de acesso do mestre, já que para poder descobrir suas minúcias seria necessária uma pequena campanha ao invés de uma aventura one shot). Os jogadores eram contratados para resgatar duas crianças raptadas por um elfo maligno em um mausoléu assombrado onde enfrentavam armadilhas e inimigos perigosos pelo caminho.
Além da aventura - um brinde para o mestre -, a Wizards também enviou a cada local participante vário brindes. Os mestres receberam a aventura, um mapa pôster duplo para usar no jogo e todas as miniaturas necessárias para a aventura, incluíndo os antagonistas e os personagens dos jogadores, além de um kit de dados exclusivo. Os jogadores ganharam dados (d20), que já foram estreados durante a aventura, e as miniaturas de seus personagens.
Os grupos que conseguissem concluir a aventura com sucesso ainda recebiam um outro bônus, batalhar com um dragão! (sim, isso era um prêmio). Aqueles que conseguissem concluir a missão de resgate, eram contratados pelo regente para exterminar um dragão branco que aterrorizava a região. O combate rolou num local especial, um terreno que favorecia o dragão, o alto de uma torre rodeada de neve e gelo. Era um desafio e tanto, tanto para os jogadores quanto para o mestre, mas que valia a pena. Ao final do combate, o vencedor levava a miniatura do dragão branco criada exclusivamente para esse encontro. Se o mestre vencesse ficava com a miniatura, se os jogadores vencessem, ela era sorteada entre eles. Foi realmente empolgante ver mestres e jogadores dando tudo de si, criando estratégias para tentar vencer o duelo.
E Araraquara não ficou de fora da festa. Aqui na Morada do Sol o Dia Mundial de D&D foi realizado no Shopping Lupo, lotando várias mesas e contando com a presença de veteranos e iniciantes. O evento teve início às 14h do sábado, com previsão de acabar às 18h. Mas, a empolgação era tanta que o evento se estendeu noite a dentro e algumas mesas combinaram outra data para concluir o embate do dragão.
Foi uma tarde de muita diversão, aventura e muitas risadas. Apesar do esforço dos mestres, o Dragão Branco levou a pior na maioria das mesas. Mesmo assim alguns jogadores coroaram o empenho dos mestres, abrindo mão do sorteio da miniatura e permitindo que os mestres levasse o lagartão para casa.
Aqui a 4ª edição foi recebida com desconfiança e desagrado por alguns e com alegria por outros, especialmente iniciantes e jogadores que valorizam o lado estratégico do jogo. De forma geral, seja na nova versão, seja na "antiga" 3e, ficou provado que o D&D (e esse grande evento) terá, como dizem os vulcanos, vida longa e próspera.
Dados foram rolados, monstros foram mortos, inocentes foram salvos e heróis foram recompensados, mas a diversão estava longe de acabar. Os araraquararenses deram adeus aos dados e livros e foram aproveitar o 13º Festival Tanabata, deixando um pouco o RPG de lado. entretanto, para alguns jogadores daqui, o Dia Mundial de D&D ainda não havia terminado.
Enquanto os cosplayers Isabelli "Tea Mazaki", "Glauco Ripper", Pedro "Yukimura" e Emanoela "Sei-chan", desfilavam pelo pavilhão do CEAR, tirando fotos e fazendo encenações caracterizados como seus personagens favoritos ao som dos maravilhosos tambores do Taiko durante o Tanabata, uma pequena caravana estava sendo preparada.
Organizadores da SUPIMPA e jogadores de Araraquara preparavam as malas para o dia seguinte, para a "terra da cachaça", nossa querida exportadora da bebida mais tradicional do Brasil, Pirassunuga.
Para abrigar uma programação mais abrangente, o Dia Mundial de D&D em Pirassununga foi realizado no domingo, 08 de junho, ao invés do sábado. E a caravana de Araraquara foi para lá apoiar nossos queridos vizinhos.
O evento foi realizado na área de lazer do Bigode Lanches, uma famosa rede de fast food local, pela All Games Club, maior loja de RPG e Card Games de Pirassununga e patrocinadora oficial do ERPGA. Fortalecendo os laços Araraquara-Pirassununga, a Supimpa botou o pé na estrada, levando mestres e jogadores para lá.
Diferente do restante do mundo, o evento de Pirassununga não se limitou ao D&D. Tivemos também campeonato de Magic e Pokémon, workshops de Munchkin e Pokémon e uma animada Mesa Redonda de Mestres, discutindo o lançamento do novo D&D, seus pontos positivos e negativos.
Foi um dia inteiro recheado de atrações que ficará na memória dos jogadores de Pirassununga que já aguardam ansiosamente pela próxima edição (e nós da Supimpa também estamos aguardando).
Após um final de semana divertidíssimo e cheio de atrações novamente temos a sensação de dever cumprido. Os eventos foram um tremendo sucesso e suas próximas edições já estão confirmadas. O lançamento do novo D&D chegou chacoalhando o mercado, seja com críticas ou elogios. Nós aqui da Supimpa torcemos para que a aposta da Wizards sirva para melhorar o mercado e trazer novos adeptos ao nosso querido hobby. O jogo já está à venda por ai, agora é só aguardar o seu resultado e que ele seja tão positivo quanto os resultados do Dia Mundial de D&D.
Jefferson, da redação Supimpa
(adestrando seu novo dragão branco e esperando pelo ano que vem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visitas