Pesquisa Supimpa

domingo, 16 de janeiro de 2011

Resenha – A Última Dama do Fogo


Marcelo Paschoalin, autor de 1887: Sob o Sol do Novo México e Anel Elemental: O Legado entre outros, nos brinda com mais uma grandiosa obra: A Última Dama do Fogo.


Este surpreendente livro, que você pode conferir com exclusividade no 5º ERPGA, narra a saga de Deora, mulher forte e marcante, em sua jornada pessoal em busca do conhecimento, galgando os degraus até chegar ao topo da hierarquia da mística Ordem Vermelha.
A estória é ambientada em um cenário de fantasia rico e interessante, porém, diferente do que um jogador de RPG normalmente poderia esperar, a personagem principal não vive uma jornada épica para salvar o mundo de uma chuva de demônios alienígenas, nem parte em busca de orbes de dragão, estilhas de cristal ou coisa parecida para salvar o mundo. A vida de Deora parece bem mais simples, já que ela passa a maior parte do tempo na torre de Piros, estudando. Como eu disse, a vida de Deora apenas parece simples.
A vida de Deora na Ordem Vermelha, uma ordem iniciática, desde o momento em que ela é aceita como acólita até ela atingir os mais altos graus dentro da associação mística é repleta de desafios que, por vezes , põem qualquer dragão vermelho no chinelo. Deora encara uma jornada de aprendizado e autoconhecimento, enfrentando perigos e tendo que tomar difíceis decisões em sua jornada, decisões, estas que podem colocar em risco não apenas sua permanência na ordem, como também sua vida e a das pessoas que ama.
Os desafios enfrentados pela heroína, embora sejam cercados de misticismo, magia e tudo mais que um jogador de RPG aprecia, são os mesmos desafios que todos nós enfrentamos em nossas vidas, desde o nascimento até findar nossa existência. Assim, a identificação com a personagem é imediata e é impossível não se apaixonar por sua história, já que vemos nossas próprias histórias pessoais retratadas nas páginas do livro. Os vários graus pelos quais Deora passa na Ordem Vermelha representam as fases pelas quais passamos em nossas vidas. Enquanto acólita, Deora é como uma criança, ainda frágil e ansiosa, com muito a aprender pela frente. Ao atingir o grau de precursora, a heroína passa pela adolescência e pelo início da vida adulta. As suas responsabilidades aumentam, assim como as dúvidas. É também nesta fase que Deora recebe a missão de orientar sua discípula e novamente vemos em Deora um pouco de nós mesmos quando começamos a criar nossos próprios filhos. O grau de mestra representa a velhice, e Deora vê com aflição a partida de sua acólita e enfrenta os mesmos dilemas que nós quando os filhos saem de casa para viverem suas vidas.
Assim, numa estória envolvente e deliciosa, repleta de aventura, magia e fantasia acompanhamos o crescimento de Deora que reflete nossa própria jornada pela vida.
Por tudo isso, o livro agrada não só aos rpgistas, mas também ao público em geral que não tem envolvimento com nosso querido hobby. Mas, é para os jogadores e mestres que o livro tem um sabor ainda mais especial. Recheada de mistérios, a obra é ambientada em um mundo fascinante que nos deixa desejosos por um livro básico do cenário. A magia é poderosa e presente, ainda que não seja algo banal e acessível a qualquer irresponsável como nos cenários mais tradicionais de fantasia medieval. O panteão do cenário é marcante e, ainda que descrito em poucos parágrafos, cativa logo de cara o leitor. Mas o maior charme talvez seja a própria Ordem Vermelha mesmo. A seita de magos possui um código de conduta rígido, com inúmeros rituais que servem de inspiração para mestres e jogadores. Um mestre pode extrair infinitas idéias para sua campanha, seja para um ritual iniciático, seja para uma missão ou enigma para seus jogadores ou até mesmo utilizar a estrutura inteira da ordem como ambientação para seus jogos (quer rolar uma campanha dentro da Maçonaria ou até mesmo da Ordem Jedi? Basta ler o livro, trocar alguns nomes e sua ordem iniciática estará pronta).
Enfim, A Última Dama do Fogo cativa rpgistas ou não, por seus personagens ricamente detalhados nos quais vemos muito de nós mesmos, por sua estória envolvente e deliciosamente bem escrita e por explorar com maestria uma área até então pouco abordada pelos escritores de fantasia.
Quem garantiu seu exemplar autografado no último ERPGA pode se considerar um felizardo. Já aqueles que deixaram escapar esta oportunidade, ainda podem reparar este erro. Basta acessar o blog do autor, ou sua lojinha virtual, adquirir seu exemplar e desfrutar de agradáveis momentos em companhia da cativante heroína Deora.

3 comentários:

  1. Adorei todos os livros de Marcelo Paschoalin, tenho os dois, sao realmente fascinantes, ao contrário do que estamos acostumados a ver, este não tem medo de ousar, de inovar, e cada obra tráz um novo paradigma de inovaçao. Ele quebrou os costumes classicos de escritores inciantes, de criar algo que já existe, nos mostrou seus sonhos, nos mostrou o RPG por olhos drásticos e fantásticos.
    Sua coragem de colocar no mercado obras novas, que fogem do senso comum, nos mostra sua ousadia, sem medo nao parou no primeiro, nao parou no segundo e tenho certeza que não parará no terceiro, parabéns por mais essa conquista.

    Marcelo Paschoalin, boa sorte nesta nova viagem, neste novo mundo.


    All

    ResponderExcluir
  2. Eu adquiri meu exemplar autografado no RPGA, bem como outras coisinhas do mesmo autor, mas infelizmente não tive tempo livre para sequer folhear. Espero reparar meu erro em breve.

    ResponderExcluir
  3. Meu livro autografado ja esta em mãos, agora é só começar a leitura, estou certo que vou adorar o livro.

    ResponderExcluir

Visitas