Pesquisa Supimpa

quinta-feira, 4 de junho de 2009

4º Torneio Nacional de Munchkin no RPGCon





Para os competidores, curiosos e interessados em saber das regras do campeonato, segue abaixo para que todos possam aprender e fazer em suas respectivas cidades:


Munchkin!

É um divertido jogo de mesa criado por Steve Jackson e Ilustrado por John Kovalic, onde o que vale é matar, pilhar e destruir, além de, claro, trapacear e sacanear os oponentes!

Lançado em 2006 no XIV EIRPG, o Munchkin tem agora seu 1º Torneio Nacional, realizado pela Supimpa RPG.



 

A SUPIMPA RPG:

Criada em meados de 2001 por um grupo de apreciadores de RPG, a Sociedade Utópica para Preservação da Imaginação, Magia e Poesia de Araraquara (Supimpa) é uma referência no mundo RPGístico de Araraquara, sendo a responsável pelo encontro anual de RPG de Araraquara, o ERPGA.

Agora, a Supimpa RPG brinda a todos os Munchkins brasileiros com a oportunidade de participar do Torneio Nacional de Munchkin

 

Regulamento do torneio:

A primeira fase

O Torneio Nacional de Munchkin contará com o numero total de 64 (sessenta e quatro) participantes, divididos em 4 (quatro) mesas com 4 (quatro) pessoas, totalizando assim 16 (dezesseis) jogadores por bateria.

Cada bateria da primeira fase terá a duração de 35 (trinta e cinco) minutos com 5 (cinco) minutos de intervalo para a próxima bateria.

Para vencer o torneio, o jogador tem que chegar antes de seus adversários ao nível 10 (dez). Em caso de término do jogo por causa do tempo, o jogador que estiver no maior nível será declarado o vencedor. Havendo empate, há três regras respectivas para o desempate, que são explicadas nos próximos tópicos.

Se o tempo da bateria terminar durante a fase de algum jogador, cabe ao juiz aguardar que este faça todas as suas ações, terminando assim a rodada da mesa.

O Torneio se iniciará as 10h00min da manhã e a primeira fase do torneio terminará as 12h40min com uma hora e vinte minutos de intervalo para o começo da segunda fase.

Passam para a segunda fase o primeiro colocado de cada mesa, que avançam para as semifinais da competição.

A segunda fase

O Torneio recomeçara as 14h00min e contará com os 16 (dezesseis) qualificados da primeira fase.

Novamente haverá uma bateria com 4 (quatro) mesas simultâneas, de onde sairão os 4 finalistas que disputarão a final.

A segunda fase terá a duração de 40 (quarenta) minutos com 5 (cinco) minutos de intervalo que antecede a grande final.

A terceira e última fase do Torneio começa as 14h45m e contará com os 4 (quatro) finalistas qualificados da segunda fase.

A terceira fase

A última bateria do Torneio terá a duração de 1 (uma) hora com 15 (quinze) minutos restantes para premiação do Campeão e divulgação do Ranking Nacional.

O campeão, além do prêmio leva mais 10.000 pontos no Ranking.

O Torneio se encerrará as 16h00min.

 

Punições aos competidores:

Em caso de desacato ao juiz, tentativas de roubo ou insultos a outro competidor, o juiz de mesa poderá aplicar três tipos de punição ao infrator, sendo elas:

• Primeira Punição - O competidor volta ao primeiro nível e perde 1.000 (mil) pontos no Ranking Nacional.

• Segunda Punição - O competidor volta ao primeiro nível perdendo todas as cartas na mão e abaixadas na mesa, perdendo novamente 1.000 (mil) pontos no Ranking Nacional.

• Terceira e última punição - O competidor é desclassificado e não ganha pontos para o Ranking Nacional, perdendo também os pontos adquiridos nas baterias anteriores da competição.

 

Critérios de Desempate:

Caso os competidores terminem a bateria com os personagens empatados em nível, existem 3 (três) critérios para que se decida qual dos competidores avançara para a próxima rodada, sendo elas:

• Primeiro Critério - Será calculado o nível total do personagem, somando todos os seus bônus. (não é computada a carta da mão e mochila)

• Segundo Critério - Será calculado o valor total de ouro do personagem, considerando seu equipamento e sua mochila. (não é computada a carta da mão)

• Terceiro Critério - Se houver empate nas regras descritas anteriormente, o sistema final de desempate será a soma do Ranking do competidor durante o torneio.

Em última instância, havendo mais uma vez o empate, será decidido no cara ou coroa.

 

Ranking Nacional de Munchkin:

O rankeamento dos competidores será calculado da seguinte maneira:

- Nível do personagem vezes 10.000 (dez mil) pontos. (do primeiro ao décimo nível)

- Todos os tesouros calculados entre equipamento e mochila são somados ao valor total.

- 1.000 (mil) pontos por cada classe atual do personagem em jogo (as cartas de classe que estiverem na mão do jogador não computam pontos).

- 1.000 (mil) pontos por cada raça atual do personagem em jogo. Humano não será considerado como raça, portanto não serão computados os pontos. Meio humano só conta os pontos para a outra raça. (as cartas de raça que estiverem na mão do jogador não computam pontos).

 

Exemplos de cálculo de Ranking:

Exemplo 1 - O Jogador terminou o jogo em terceiro lugar, como sétimo nível de personagem.

O jogador tem na mesa as cartas de raça elfo/ mestiço/ humano.

O jogador não tem classe

Equipamentos:

+ 1 joelhos pontudos (100 peças de ouro)

+ 1 elmo chifrudo (600 peças de ouro)

+ 1 Armadura Viscosa (200 peças de ouro)

+ 3 Cacete dos cavalheiros (400 peças de ouro)

Na mochila ele carrega:

+ 4 Escudo da Ubiqüidade (600 peças de ouro)

+ 4 membrurger com anchovas (400 peças de ouro)

Todas as cartas de sua mão são descartadas quando o jogo termina e apenas suas cartas da mesa entram no ranking.

Cálculo: nível de personagem 7 X 10.00 = 70.000

Raça Elfo (humano não computa pontos) = 1.000

Classe = 0

Equipamento = 100 + 600 + 200 + 400 = 1.300

Mochila = 600 + 400 = 1.000

Total = 73.300

Exemplo 2 - O jogador terminou o jogo da final em primeiro lugar, como nono nível e personagem.

O jogador tem na mesa as cartas de raças anão/ mestiço/ halfling

O jogador tem na mesa a carta de classe mago

Equipamentos:

+ 1 Armadura de couro (200 peças de ouro)

Sandália de proteção (700 peças de ouro)

+ 3 Chapéu de bruxo do poder (400 peças de ouro)

+ 5 Cajado de Napalm (800 peças de ouro)

Na mochila ele carrega:

Poção Ácida elétrico-radioativa (200 peças de ouro)

Bebida Isotônica de sabor desagradável (200 peças de ouro)

+ 3 Armadura de mithril (600 peças de ouro)

+ 3 Adaga da traição (400 peças de ouro)

Todas as cartas de sua mão são descartadas quando o jogo termina e apenas suas cartas da mesa entram no ranking.

Cálculo: nível de personagem 9 X 10.00 = 90.000

Raça Elfo + Anão = 2.000

Classe Mago = 1.000

Equipamento = 200 + 700 + 400 + 800 = 2.100

Mochila = 200 + 200 + 600 + 400 = 1.400

Campeão do torneio = 10.000

Total = 106.500

Se o jogador possuir a carta Super Munchkin e abaixá-la com outra classe de personagem, serão computadas para o ranking 1.000 (mil) pontos por cada uma delas.


 DE QUEBRA, SEGUE UM BRINDE PARA OS FÃS DE MUNCHKIN, UM CONTADOR PARA VOCÊ USAR ENQUANTO SE DIVERTE COM SEUS AMIGOS:










Algumas informações importantes que os participantes devem saber sobre as regras gerais do jogo:


MORTE

·         Mantém nível

·         Mantém classe e raça

·         Mantém maldições

·         Junta todas as cartas, da mão e itens da mesa, abertas para jogadores saquearem. Começa pelos de maior nível. Cada um pega uma carta, a sobra é descartada.

·         Revive no turno do próximo jogador (início)

·         No seu próximo turno, compra 2 cartas de cada monte e faz sua jogada. Depois abre a masmorra e começa o turno normalmente.

ITENS E CARTAS DA MÃO

·         Itens são apenas as cartas na mesa.

·         Cartas que obrigam a descartar itens não afetam cartas na mão (ex.: Maldição: imposto de renda).

DESCARTE DE CARTAS

·         Cartas da mão só podem ser descartadas para ativar habilidade de classe (dentro ou fora de combate), ou quando se têm mais cartas que o limite na mão (5 ou 6 cartas para anões), seja doando aos mais fracos ou descartando simplesmente.

·         Itens só podem ser descartados para ativar habilidade de classe ou em caso de maldição.

·         Itens podem ser trocados (apenas jogadores fora de combate) com outros jogadores.

·         Itens podem ser doados para outros jogadores como suborno, ou caridade (apenas jogadores fora de combate).

·         Itens podem ser oferecidos como pagamento por ajuda.

·         Itens podem ser descartados para vender e subir de nível.

·         Itens que o personagem não possa carregar (como itens grandes além do limite) DEVEM  ser descartados imediatamente.

·         Classes podem ser descartadas dentro ou fora de combate.

·         Raças podem ser descartadas dentro ou fora de combate.

·         Não se pode jogar item fora para o descarte sem motivo.

·         Não se pode jogar fora cartas da mão sem motivo.

·         Não se pode doar cartas da mão a outros jogadores.

BAIXANDO TESOUROS

·        Podem ser baixados no momento que se recebe, ou no seu próprio turno.

·        Pode-se baixar qualquer tesouro na mochila enquanto estiver combatendo (FAQ).

·         Pode-se baixar tesouro para uso do personagem durante o combate, desde que ele tenha espaço livre no corpo para usá-lo (FAQ).

·         Durante combate, não se pode baixar item para parte ocupada, descartando tesouro já existente no local e substituindo pelo baixado (combo permitido: descarte tesouro para ativar habilidade de classe, baixe tesouro novo no lugar do descartado) (FAQ).

·         Só podem ser baixados tesouros do tipo “portáveis” ou “carregáveis” (armas, armaduras e outros equipamentos e poções).

·         Não se pode baixar tesouros do tipo “Ganhe um nível”.

COMBATE E OUTROS JOGADORES

·         O combate só afeta os jogadores que estiverem combatendo.

·         Os jogadores que não estiverem combatendo podem fazer trocas de itens à vontade.

·         Os jogadores que não estiverem combatendo podem roubar-se à vontade.

VENDA DE ITENS

·         Só se pode vender em seu próprio turno e fora do combate.

·         Não se pode vender quantidade menor que 1.000 PO.

·         Pode-se vender itens e cartas de tesouro da mão.

PEGANDO TESOUROS

·         Só se pega tesouro ao derrotar monstro, seja matando-o, seja derrotando-o de outra forma (enfeitiçando, com cartas de uso único, etc).

·         Só se pega tesouro após derrotar TODOS os monstros que surgirem para enfrentá-lo.

·         Não se ganha tesouro se tiver que fugir ou for derrotado por um dos monstros do combate, mesmo que se tenha derrotado todos os outros.

NÍVEIS

·         Só se ganha níveis ao MATAR monstro no SEU turno.

·         Se for elfo e ajudar alguém a matar o monstro, você também ganha nível, mesmo fora do seu turno.

·         O 10º nível só pode ser alcançado matando monstro.

·         Fora de combate, ninguém (monstro ou personagem) pode ter nível inferior a 1.

·         Dentro de combate, qualquer um (monstro ou personagem) pode ter seu nível efetivo reduzido a menos de 1.

2,6 SEGUNDOS

·         Calcule seus níveis e o do monstro. Anuncie o resultado par todos. Se tiver condições de matá-lo, anuncie e comece a contar o tempo.

·         Se for derrotar o monstro com o enfeitiçar do mago, anuncie e comece a contar.

·         Após anunciar sua ação, os jogadores terão 2,6 segundos para reagir. E tentar prejudicá-lo.

SAQUEANDO MASMORRA

·         Se derrotar TODOS os monstros do combate, seja matando ou de outra forma, pegue CARTAS DE TESOURO.

·         Se abrir a masmorra e não encontrar monstro, pode comprar carta de masmorra fechada (ou abrir mão disso para enfrentar monstro que estiver na mão).

·         Se abrir a masmorra e encontrar “monstros amigáveis” (monstros que não atacam o seu personagem), pegue uma carta de masmorra fechada. OBS.: não confunda não ataca com não persegue. Um monstro só é amigável quando não ataca o seu personagem, seja devido ao seu sexo, classe, raça, nível, etc. Monstros que não perseguem seu personagem apenas permitem fuga automática caso você precise fugir deles (seja escapando de um combate iniciado ou antes de começá-lo), se tentar entrar na masmorra para saquear ou pegar tesouro, eles irão atacá-lo e portanto não são amigáveis.

MALDIÇÕES

·         A vítima sempre escolhe os itens afetados.

CARTAS DE SUBIR DE NÍVEL

Cartas de subir de nível podem ser usadas pelo personagem se ele estiver no 9º nível, seja para serem descartadas (e não doadas a jogadores de menos nível), seja para acionarem algum efeito secundário das cartas (como matar um mercenário ou roubar um nível). Em qualquer caso, o personagem de 9º não se beneficiará do efeito principal da carta, que é ganhar um nível.

OBS.: TODAS as operações deverão ser comunicadas ao juiz, sejam elas trocas, equipar personagem, roubos de ladino, abandonar classe/raça, etc.


Um comentário:

  1. Vocês possuem esse marcador num tamanho bom para que eu possa imprimi-lo numa qualidade melhor e jogar com meu irmão e meus amigos ?

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