Pesquisa Supimpa

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Midia Sensacionalista: Caindo em contradição!

Voltando do RPGCon, dei uma pesquisada em sites da internet à procura de informações sobre o crime de Ouro Preto, onde uma garota foi assassinada e a polícia local, por completa ineficiência e falta de provas, e evidente necessidade de aparecer na mídia, resolveu arquitetar um verdadeiro circo e acusar supostos jogadores de rpg, que teriam cometido o assassinato através de rituais macabros.

Voltei um pouco no tempo, quando a Xuxa dizia na mesma Rede Globo que o RPG era o melhor jogo dos últimos tempos. Explicava sobre o hobby e ainda citava o desenho que há mais tempo sobrevive no canal, Caverna do Dragão, que é baseado no jogo Dungeons and Dragons.

Fiquei feliz ao descobrir que os rapazes, que a mídia pintou como jogadores de RPG, foram inocentados de todas as acusações. Isso é ótimo, ja que eles afirmaram dezenas de vezes que não jogavam RPG. Ou seja, não tinha nada a ver com o RPG, mas o jogo estava sendo acusado, então se houve uma absolvição, o RPG foi inocentado, juntamente com os rapazes.

Continuei minha busca à procura do que a mídia falou sobre o RPG nos últimos dias. Não posso negar que fiquei assustado, quando vi que a palavra satanismo estava ligado a todas as matérias de RPG que eu li. Mas
qual o motivo dessa acusação totalmente inverossímil? Vou comentar um pouco sobre isso.

A primeira matéria que vi foi reportada na rede globo no dia 04/07, dia anterior àquele em que os acusados viriam a ser absolvidos. A Globo começa explicando que o RPG é um jogo de interpretação de papéis que trata de fantasias medievais e histórias de terror. Enquanto a matéria vai sendo mostrada, imagens de demônios e monstros são mostradas ao fundo. Qual é o objetivo da matéria, senão mostrar que jogos de RPG se resumem a demônios e terror?

Bom, em resposta ao comecinho dessa infeliz matéria, já deixo claro que a globo começou com o pé esquerdo. Primeiramente porque, se você é uma dona de casa vendo televisão depois do almoço e seu filho joga RPG, a primeira coisa que lhe vem na cabeça é que seu filho joga histórias de terror ligadas a demônios. Qualquer mãe que se preze, ficaria aterrorizada com essa idéia infame. Convenhamos que não são todas as mães que procuram se informar melhor, conhecer o hobby do filho, pesquisar e entender melhor sobre os seus gostos. Vendo essa matéria, até a mãe de minha esposa se apavorou.

De tantos jogos, a matéria mostra apenas o de vampiro, ignorando totalmente a imensa maioria de jogos de rpg onde os protagonistas são heróis altruístas que buscam salvar o mundo do mal. Na aventura, o narrador descreve exatamente a idéia estereotipada do jogador de RPG, aquele que fica no cemitério (e as fotos de demônios no fundo, o tempo todo). Um dos jogadores saca a arma e atira no pé de alguém. Em nenhum momento se explica quem e o que é o inimigo. Vejam que além de a matéria ser totalmente parcial, ainda mostra o total despreparo dos jogadores e do narrador, que escolheram um jogo com violência e estereótipos para mostrar aos repórteres.

Gaguejando, o narrador descreve que o jogador errou o tiro, mas que com isso acertou outro lugar. Poderia ser outra pessoa, uma vítima. Vejam a imparcialidade de uma matéria que deveria elucidar seus espectadores do que é um Role Playing Games. Se eu não conhecesse o RPG, estaria morrendo de medo desse tal desse jogo. Mas a sofrível matéria não para por aí. Continuando, a repórter cita que no RPG só existe uma regra, a de não contato físico entre os jogadores. Essa é a única regra? Uau, como é fácil um jogo onde existe apenas uma regra. Quer dizer que quando eu estiver jogando uma sessão de rpg, não posso comemorar com meus amigos uma jogada feliz de dados com um toque de mão? É proibido? Matéria fantástica até aqui, não é mesmo?

Quando entra a psicóloga, finalmente acreditei que existiria imparcialidade na matéria. Ledo engano. Segundos após citar que algumas escolas usam com sucesso o RPG pedagógico (continuam as fotos de demônios, sem parar), a senhora diz que se uma pessoa já tiver algum distúrbio a pessoa pode apresentar algum delírio. Ok ok, deixe eu ver se entendi. Uma pessoa tem distúrbio, e só com o RPG ela vai apresentar algum delírio? Hum, certo certo. E com o uso de drogas e bebidas alcólicas isso pode piorar. Uau, que imparcialidade, que total neutralidade. Ainda bem que não existe preconceito nessa citação, que a senhora psicóloga não quis dizer que jogadores de RPG são drogados e bêbados. Graças a Deus não bebo e nunca usei drogas, senão o que eu iria dizer pra minha mãe depois dessa matéria né?

Logo depois aparece a avó de olho no jogo, escutando pra ver se "tem alguma coisa". Hahaha, foi até boa essa parte. Minha avó bem que poderia ficar de olho nas sessões de jogos durante os 18 anos que convivo com o RPG, principalmente se ela olhasse e nos abastecesse com bolo e refrigerante. Mas sério, quer dizer então que um adulto deve supervisionar um jogo. Foi isso que a grande Rede Globo quis mostrar? Que o jogador de RPG não tem capacidade de ficar algumas horas sozinho se divertindo sem que alguém tenha que "ficar de olho"? Logo depois, mais um rapaz, infeliz em suas palavras, diz que se o jogador está estressado e agressivo, que nem jogam. Estranho, no meu caso é totalmente o contrário. Qual a melhor terapia senão uma sessão de jogo para relaxar? Trabalhamos a semana inteira para sustentar a casa, que melhor remédio para o estresse que uma sessão de RPG com seus amigos? Resposta: Não há!

Mais uma vez, o RPG é inocentado e os rpgistas, após uma semana de mídia sensacionalista, canais de tv e jornais nos abandonam sem maiores explicações, deixando o RPG, mesmo inocentado, como apenas um jogo de terror e seitas demoníacas. Talvez, se qualquer um desses repórteres tivesse o mínimo de vontade de ser imparcial, poderia ter descoberto que a NASA permite, entre tantos milhões de jogos espalhados pelo mundo, apenas o Role Playing Games como jogos de que os astronautas podem participar enquanto estão em missões fora da Terra. Isso por que o jogo busca a cooperação entre seus participantes, e não a competição. Os jogadores desenvolvem o espírito de equipe e raciocínio lógico para trabalhar em grupo, fato que com certeza qualquer um poderia ter descoberto com uma pequena pesquisa.

Se a mídia realmente desejasse, teria abundância de informações para estudar e descobrir por que os eventos de rpg são um dos únicos em todo o planeta, onde centenas de milhares de pessoas ficam confinadas vários dias em uma convenção e não há nenhum relato sequer de briga ou qualquer tipo de confronto. Em eventos de RPG você nunca vai encontrar drogas, bebidas alcólicas ou qualquer tipo de confronto entre as pessoas que estão la. Apenas muita diversão e a busca por novas amizades entre pessoas.

É um enorme deslocamento de pessoas que não se conhcem, e buscam um hobby saudável como forma de entretenimento e paz. E nesse meio, existem demônios e monstros sim, mas acabamos com todos eles, por que nós somos os heróis! SEMPRE!

Um comentário:

  1. Fontes:

    Matéria da Xuxa:
    http://www.youtube.com/watch?v=mYPbHZtuwpA

    Matéria do Jornal Hoje:
    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1074068-7823-RECOMECA+JULGAMENTO+DE+ACUSADOS+DE+MORTE+DE+JOVEM+DURANTE+JOGO+DE+RPG,00.html

    ResponderExcluir

Visitas