Pesquisa Supimpa

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Dungeons and Dragon 35 anos. Sistema Consolidado



Em 2009, o Dungeons and Dragons faz 35 anos, e continua sendo o jogo mais querido entre os rpgistas desde sua criação em 1974.



(Chainmail, onde tudo começou)


Pra quem não sabe (e ao meu ver, esta totalmente no mundo da lua), Dungeons & Dragons (abreviado como D&D) é um RPG de fantasia medieval desenvolvido originalmente por Gary Gygax e Dave Arneson, e publicado pela primeira vez em 1974 nos EUA pela TSR, empresa de Gary Gygax (falecido nesse mesmo ano). Hoje o jogo é publicado pela Wizards of the Coast (maior empresa de RPG do mundo). Suas origens são os wargames de miniaturas (principalmente o Chainmail). A publicação do D&D é considerada como a origem dos RPGs modernos e foi lançada no Brasil pela Grow, posteriormente pela Editora Abril e finalmente pela Editora Devir.


(Livro de Regras de Dungeons and Dragons - Primeiro lançamento no Brasil)


Jogadores de D&D criam personagens que embarcam em aventuras imaginárias onde o grupo de se unir para completar missões, em que eles enfrentam monstros, reúnem tesouros, interagem entre si e ganham pontos de experiência para se tornarem heróis poderosos à medida que o jogo avança. O D&D se destaca dos wargames tradicionais por permitir que cada jogador controle um personagem específico, ao invés de um exército. Miniaturas ou marcadores em um tabuleiro quadriculado são usados ocasionalmente para representar esses personagens. O D&D também apresentou o conceito de Narrador ou Mestre de Jogo (Dungeon Master ou DM, no original), que atua como juiz e narrador e é responsável por manter o cenário ficcional do jogo e aplicar as regras a cada situação descrita.


(Advanced Dungeons and Dragons - O Rpg ganhando força no Brasil)

Desde seu lançamento, D&D dominou a indústria americana de RPG. Em 1977, o jogo foi dividido em duas versões: A mais simples, chamada Dungeons & Dragons, e a mais complexa, Advanced Dungeons & Dragons (Abreviada como AD&D). Em 2000 a versão mais simples foi descontinuada, e a versão complexa foi renomeada como Dungeons & Dragons com o lançamento da 3ª Edição. A penúltima versão do jogo, lançada em Julho de 2003, é a Dungeons & Dragons v3.5 (também conhecida como D&D 3.5).


(Capa do D&d 3.5 - RPG mais vendido no Brasil)

A Wizards of the Coast lançou a 4ª edição, em Junho de 2008 nos EUA. No Brasil o Advanced Dungeons & Dragons foi lançado pela primeira vez em 1994 pela Editora Abril, e mais tarde pela Devir Livraria que retomou os lançamentos em 2001 com a publicação da 3ª Edição. A 4ª edição chegou traduzida ao mercado brasileiro em 2009. Nos Estados Unidos, a marca D&d continua na liderança entre o RPG mais vendido do ano, e segundo estudos, o mercado de RPG tem desconhecido a crise com ótimos faturamentos nesse período.


(Quarta Edição - Liderança no mercado)

Dungeons & Dragons é um jogo bem estruturado. Tipicamente, cada jogador controla um único personagem. Durante o curso do jogo, cada jogador dirige as ações de seu personagem e suas interações com outros personagens. Uma partida geralmente dura varias sessões, que são chamadas de aventuras. Um conjunto de aventuras relacionadas entre si é chamada de campanha.

Os resultados das escolhas do grupo e a historia básica do jogo é determinada pelo Mestre de acordo com as regras e com a interpretação do mestre dessas regras. Esse Narrador escolhe e descreve os vários Personagens do Mestre (PDMs), que os personagens encontram, o cenário em que essas relações ocorrem, e os resultados desses encontros baseados nas escolhas e ações dos jogadores. As extensas regras do jogo, que cobrem áreas diversas como interações sociais, uso de magia, combate e o efeito do ambiente nos personagens, ajudam o mestre em suas decisões. O Mestre do Jogo pode escolher quais regras publicadas ele vai usar e até mesmo criar regras novas, se achar necessário.

Desde o AD&D, Dungeons & Dragons tem suas regras básicas divididas em três livros. Estes são o Livro do Jogador, o Livro do Mestre, e oLivro dos Monstros.

Os únicos materiais necessários para jogar são os livros de regras, uma ficha de personagem para cada jogador e alguns dados poliédricos. A edição mais recente também assume o uso de miniaturas ou marcadores sobre uma superfície quadriculada, itens que eram opcionais nas edições passadas. Muitos outros itens estão disponíveis para melhorar o jogo, alguns dos mais populares, embora opcionais sejam livros de expansão de regras, aventuras prontas e cenários de campanha.

O sucesso do RPG foi tamanho que ja foram lançados filmes e desenhos baseados no mesmo. O Filme Dungeons and Dragons, apesar de não ter feito sucesso no mercado, tenta trazer para as telonas um pouco da fantasia do jogo. Sucesso mesmo alcançou o desenho Dungeons and Dragons (No Brasil, Caverna do Dragão), que foi visto em dezenas de países em ainda hoje é um dos únicos desenhos que a Globo passou inteiro e não vendeu para outras emissoras. Uma curiosidade é que, mesmo com toda a propaganda negativa da emissora para com RPG, o desenho se mantém firme e forte na grade da mesma. Até mesmo animes ja foram feitos baseados em Dungeons and Dragons. O mais conhecido é o famosíssimo Record of Lodoss War, anime de enorme sucesso baseado no mundo de D&d.



(Caverna do Dragão - Sucesso estrondoso nas manhas da Globo)

Dungeons and Dragons faz aniversário, mas quem comemora somos nós, os eternos fãs do sistema! Em 35 anos, além de centenas de livros, romances e contos, o estrondoso sucesso comercial do D&D trouxe muitos produtos relacionados, incluindo a Dragon Magazine, Dungeon Magazine, a ja citada série animada Caverna do Dragão, dois filmes e jogos de computador e games, como o MMORPG Dungeons & Dragons Online: Stormreach, Baldur's Gate (o melhor game de todos os tempos),Planescape: Torment, Icewind Dale e Neverwinter Nights, diversos dados, miniaturas (que infelizmente estão parando em nossa afândega), aventuras e outros.

Fonte: Wikipédia

3 comentários:

  1. Eu tento, mas não consigo abandonar o D&D... ele é muito bom!! Cada vez que jogamos lembramos do começo dos anos 90 quando jogávamos D&D. Bons tempos que não voltam mais. É muito nostálgico.

    ResponderExcluir
  2. Eu não tento de jeito nenhum
    Amo D&d e jamais vou abandona-lo!
    =)

    ResponderExcluir
  3. O problema é o investimento em livros. Atualmente eu ando investindo em muitos sistemas de RPG, e preciso parar com algum senão terei que me prostituir pra pagar a fatura do cartão. No caso do D&D, sempre tem mais de um jogador que investe nele também, o que me salvaria, mas não consigo largar o meu não.

    ResponderExcluir

Visitas